V. Guimarães: «O Nélson Oliveira está convocado»
Álvaro Pacheco, treinador do V. Guimarães (FOTO: Vitória SC)

V. Guimarães: «O Nélson Oliveira está convocado»

NACIONAL27.01.202412:14

Treinador do Vitória de Guimarães fez a antevisão à partida com o Gil Vicente, fora, este domingo, às 20.30 horas, referente à 19.ª jornada da Liga.

Que dificuldades prevê para esta visita ao reduto do Gil Vicente e o que é que o Vitória tem de fazer para ultrapassar este adversário?

Mais um jogo difícil, na primeira liga não há jogos fáceis. Uma equipa forte a jogar em casa, não perde há muito no seu estádio, bem trabalhada, com jogadores interessantes, que gosta de controlar o jogo com bola e de procurar o espaço. Mais um desafio no qual o Vitória tem de ir à procura dos pontos. Queremos chegar aos 39 pontos e para isso temos de ser Vitória. Impor o nosso jogo e quando não formos capazes, perceber o que temos de fazer nesses momentos e manter a serenidade. O Gil é uma equipa muito forte e muito bem orientada.

Não vai poder contar com Tiago Silva que está suspenso. Pensa que quem o substituir vai estar à altura?

Uma oportunidade para outro. Obviamente, como treinador gostava de ter todos os jogadores aptos para ter as tais boas dores de cabeça. Tenho um plantel que trabalha bem diariamente e perfeitamente identificado com o processo de jogo. Vai ser uma oportunidade para outro jogador. Treinamos uma ideia de jogo com todos os jogadores. Todos estão identificados com a ideia. Não me preocupa, pois a forma como treinam deixa-me satisfeito. Amanhã sou um treinador tranquilíssimo.

A saída do Dani Silva não lhe tira opções para o meio-campo?

Primeiro, é um sinal da qualidade e do potencial que este plantel tem. Mas, a equipa tem de se manter focada no trabalho, temos o objetivo de alcançar os 39 pontos. O mercado é isto mesmo e temos de estar preparados. Não gostamos, mas estamos preparados, eu a administração e todos no clube. Queríamos que ficasse, mas saiu… É o mercado. Somos um país vendedor e nenhuma equipa portuguesa consegue manter os seus melhores ativos. Sobem outros para o plantel principal para que possam ter a experiência de trabalhar com a equipa sénior e começarem a impor-se. A saída do Dani também reflete o bom trabalho da academia e dos treinadores que aqui trabalham diariamente.

Ainda falta uma semana para o fecho do mercado, como antecipa os próximos dias, após várias movimentações?

Tranquilo, não ando em função do medo de perder alguém, apenas me foco naquilo que controlo e estou focado nos nossos jogadores. A palavra que passo é foco no compromisso, naquilo que é a equipa e os seus objetivos. Todos os treinadores gostavam de não perder nenhum jogador. Não vivo com medo, mas sim focado em tornar os nossos jogadores mais fortes.

O que é que a chegada do Nélson Oliveira pode trazer à equipa?

Mais uma oportunidade. Um jogador que desportivamente conhecemos e sabemos aquilo que pode dar. Encaixa no perfil que procuramos, com mentalidade de campeão e vai ajudar-nos a ser mais fortes para procurar os nossos objetivos. Para ele também vai ser bom, pois vai encontrar um plantel muito bom e que recebe bem. Se está disponível? Sim, já chegou certificado e foi inscrito. O Nélson está convocado para amanhã.

Após três jogos consecutivos em casa, volta a jogar fora, mas os adeptos vão deslocar-se em grande número a Barcelos. Prevê um bom ambiente neste encontro?

Gostaríamos que todos os jogos fossem em casa, aqui no nosso estádio são especiais, pelo ambiente e envolvência. Vai lá estar a família vitoriana, pelo que sei que foi a adesão e vão ajudar-nos, dando a força necessária para cumprirmos os nossos objetivos. Mas, perante um adversário que gosta de jogar, principalmente o Fujimoto se tiver espaço entre linhas, também tem dois extremos muito tecnicistas e que gostam de partir para cima dos adversários. Temos de ser uma equipa compacta e fechar os espaços que o Gil gosta de explorar e com bola temos de procurar a profundidade e o espaço por fora, sendo que no último terço temos de ter a tranquilidade e serenidade para fazermos o golo. Duas equipas que gostam de ter bola e vai ser um bom espetáculo.