V. Guimarães: Afonso Freitas apressou-se a fazer o primeiro golo da época
Afonso Freitas (ASF)

V. Guimarães: Afonso Freitas apressou-se a fazer o primeiro golo da época

NACIONAL18.04.202418:04

Lateral-esquerdo formado no Vitória de Guimarães tem substituído Ricardo Mangas; apontou um dos golos mais rápidos no Estádio do Dragão; equipa já prepara deslocação a Alvalade.

No terceiro jogo consecutivo a titular, Afonso Freitas estreou-se a marcar na temporada, frente ao FC Porto, na 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, e com um dos golos mais rápidos de sempre no Estádio do Dragão. O lateral-esquerdo, de 24 anos, entrou para uma lista de seis jogadores que marcaram ainda no primeiro minuto, em casa dos azuis e brancos: Walter González, Arouca (2016); Takahito Soma, Marítimo (2010); Bruno Amaro, Penafiel (2005); Rui Jordão, Sporting (1984); e Júlio, Boavista (1979).

Afonso Freitas tem sido a escolha inicial de Álvaro Pacheco, após a lesão de Ricardo Mangas, sendo o lateral um produto da formação vimaranense. Tudo começou há 14 anos 2009/10 e a sua ligação aos conquistadores apenas foi interrompida em 2016/17 e 2017/18, quando se mudou para os sub-19 da Juventus, em Itália. Depois voltou por empréstimo e no final de 2018/19 regressou, definitivamente, a casa integrando o plantel sub-23 dos vimaranenses.

Mas, a continuidade de Afonso no onze pode estar em risco, pois na partida com os dragões, tal como tinha sucedido no encontro do campeonato, exatamente, frente ao FC Porto, o treinador do V. Guimarães substituiu-o ao intervalo, sendo que desta feita pode haver mesmo um problema físico adjacente.

Sem folgas, pois na 30.ª ronda da Liga, o Vitória desloca-se ao terreno do líder Sporting, o plantel voltou esta quinta-feira aos trabalhos para preparar esse encontro. Os vimaranenses podem atingir um registo interessante nesta temporada 2023/24, já que têm a oportunidade de serem a única equipa a derrotar os leões por duas vezes, na presente edição do Campeonato Nacional - triunfo por 3-2 no D. Afonso Henriques na 1.ª volta.

O clube também informou que os bilhetes para os seus sócios e adeptos já se encontram disponíveis nos locais habituais, sendo que o Vitória de Guimarães também vai disponibilizar autocarros para a excursão a Alvalade e a viagem custa 28 euros, por pessoa.