Um ‘Nakamuro’ a ruir deixou uma Estrelinha bem a rir
Equipa da Amadora vence Portimonense no arranque da 21.ª jornada
Kokuse Nakamura é um dos bons guarda-redes desta Liga, ao ponto dos adeptos do seu clube, o Portimonense o terem apelidado de Nakamuro. No entanto, ontem o muro ruiu e com dois erros comprometedores decidiu o jogo. Primeiro ainda defendeu um remate de Léo Jabá, mas na sequência do lance, perdeu o sentido de onde estava a bola e Carlinhos, com uma boa dose de azar à mistura, fez autogolo e inaugurou o marcador para… o Estrela, que começou a sorrir depois de três derrotas consecutivas. Depois, Jabá ampliou a vantagem para os da casa e aos 25 minutos um lance dum quadro surreal de Buñuel, com o japonês a atrapalhar-se na sequência dum canto e a colocar a bola na sua própria baliza. O Estrelinha, como é conhecido nas imediações de Lisboa, se estava a sorrir passou a rir e a bom rir.
No banco, o treinador dos algarvios, Paulo Sérgio, que na antevisão já tinha alertado para os erros nas bolas paradas, voltava a dizer mal da sua vida e alterava o esquema, passando do 5x3x2 inicial primeiro para 4x2x3x1 e depois para um clássico 4x4x2. O Portimonense tinha mais bola, Jasper ameaçava, mas o Estrela era assertivo no ataque e o intervalo chegou com um confortável para os da casa, que tinham em Rodrigo Pinho e Léo Jabá no ataque os homens com sinal mais, suportados por um meio-campo consistente.
Na segunda parte, os algarvios empurraram um pouco os homens da Amadora para o seu setor mais recuado mas, ao contrário de outros jogos, estes sentiam-se confortáveis em bloco baixo, com a defesa comandada pelo regressado da CAN Gaspar em bom plano, e não permitia grandes veleidades aos homens de Paulo Sérgio. Face a este resultado, o Estrela venceu pela primeira vez em 2024, sai duma série de sete jogos sem triunfar e dá, para já, um saltinho na tabela classificativa, saindo do lugar de play-off de descida.
Termina a partida!
62' É golo do Portimonense, mas Jasper, que encostou ao segundo poste, está fora de jogo! Tudo igual no marcador!
Já se joga a segunda parte!
Termina a primeira parte! O Estrela da Amadora dominou e foi implacável a aproveitar os erros do Portimonense, para chegar ao intervalo com uma vitória folgada por 3-0!
25' É golo do Estrela! Nakamura coloca a bola na sua baliza! Fica muito mal na fotografia o guardião do Portimonense, que larga a bola após canto do Estrela da Amadora e a coloca na sua baliza! 3-0 antes da meia hora de jogo...!
20' Léo Jabá volta a criar perigo, mas Nakamura faz uma boa defesa!
13' É golo do Estrela! Léo Jabá faz o 2-0! Que início extraordinário para os tricolores! Léo Jabá aproveita o passe de Rodrigo Pinho para fazer o segundo antes do quarto de hora da partida!
... e vale! É golo do Estrela! 1-0 no marcador!
5' É golo do Estrela! Autogolo de Carlinhos! Lance de confusão na área do Portimonense, após má saída de Nakamura à bola, e é Carlinhos que acaba por pôr a bola na sua própria baliza! O lance está a ser avaliado pelo VAR...
Começa a partida no Estádio José Gomes, na Reboleira!
Vai cumprir-se um minuto de silêncio antes da partida, pela morte de João Oliveira Pinto.
Onze do Estrela da Amadora: Bruno Brígido; Kialonda Gaspar (C), Pedro Mendes, Rúben Lima; Hevertton, Aloísio Souza, Leonardo, Nilton; Regis, Leo Jabá, Rodrigo Pinho
Onze do Portimonense: Nakamura; Formiga, Alemão, Pedrão (C), Relvas, Gonçalo Costa; Dener, Carlinhos, Lucas Ventura; Hélio, Berto