UEFA promove campanha para recrutar árbitros na jornada de Liga dos Campeões
Artur Soares Dias (IMAGO)

UEFA promove campanha para recrutar árbitros na jornada de Liga dos Campeões

INTERNACIONAL06.11.202315:25

Esta semana os árbitros vão usar camisolas com a inscrição “Ser Árbitro”, campanha que já teve efeitos em Portugal

A UEFA quer recrutar 40.000 novos árbitros por época através da campanha “Ser Árbitro”, que vai ser promovida na próxima jornada de competições europeias, que começa esta terça-feira. Como tal, o nome da campanha vai estar presente nas camisolas dos árbitros. 

Criada no final de agosto, esta é a primeira ação de recrutamentos de árbitros de sempre da UEFA, que o organismo afirma servir «para inspirar jovens por toda a Europa a dedicarem-se à arbitragem».

O Diretor de Arbitragem da UEFA, Roberto Rosetti, comentou a importância desta campanha: «Ser árbitro é um trabalho muito difícil e a coragem é o valor mais importante para a arbitragem. Proteger o futebol e proteger a imagem do jogo é o nosso objetivo comum.»

Impacto em Portugal

A UEFA fez questão de salientar que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) «está a trabalhar arduamente para estabelecer ligações com escolas e universidades».

Como tal, vários alunos já estão a sentir os efeitos desta campanha: «Nas escolas, os alunos têm tido a oportunidade de arbitrarem jogos de interturmas, alguns foram selecionados para arbitrarem competições entre escolas e, finalmente, competições a nível regional». 

Para além disso, «árbitros profissionais têm visitado as escolas e partilhado as suas experiências, demonstrando uma via de acesso ao jogo profissional».