UEFA anuncia distribuição de receitas das competições europeias nos próximos três anos
Troféu da Liga dos Campeões. Foto: IMAGO

UEFA anuncia distribuição de receitas das competições europeias nos próximos três anos

INTERNACIONAL07.02.202417:02

Foi conhecido o plano para o triénio 2024-2027

Realizou-se esta quarta-feira uma reunião em Paris com o Comité Executivo da UEFA, que resultou na aprovação do sistema de distribuição de receitas pelas suas competições masculinas, femininas e dos escalões de formação.

Em comunicado, o organismo revela que, para os próximos três anos, projeta que o total de receitas seja de 4,4 mil milhões de euros. Mas antes de chegar à distribuição pelos clubes que participem nas competições europeias, a UEFA atribui parte desse valor ao seu fundo de solidariedade (440 milhões), aos clubes não participantes (308 milhões) e aos clubes que participem nas fases de acesso aos torneios (132 milhões). 

Após estas deduções, a UEFA revela então os valores atribuídos às suas três competições.

2,467 mil milhões de euros serão distribuídos aos clubes que compitam na Liga dos Campeões – a principal prova de clubes do mundo vai mudar de formato na próxima época, passando a jogar-se por 36 equipas. 

Já o valor disponibilizado para os clubes que joguem na Liga Europa é de 565 milhões de euros e para a Liga Conferência é de 285 milhões de euros.  

Estas receitas serão distribuídas de acordo com três aspetos: 27,5% de modo equitativo, 37,5% de acordo com o desempenho e 35% de acordo com as participações europeias dos clubes nas cinco épocas anteriores. A UEFA fez questão de salientar que os dois primeiros pontos têm mais preponderância em relação ao triénio 2021-2024, tendo recebido aumentos de 2,5% e de 7,5% respetivamente.

A UEFA revelou ainda que reservará 25 milhões de euros para a Liga dos Campeões feminina e para a Youth League.