FC Porto: um diamante de nome Mora

Jovem impressionou na estreia a titular. É o jogador mais novo de sempre a marcar e a assistir num jogo da Liga pelo emblema azul e branco. Somou mais minutos em Moreira de Cónegos do que no resto da época

O triunfo do FC Porto no terreno do Moreirense (3-0) ficará para sempre guardado na memória de Rodrigo Mora, que espalhou magia no Minho na estreia a titular pelos azuis e brancos.

A aposta de Vítor Bruno no prodígio formado no Olival dificilmente podia ter corrido de forma mais auspiciosa: o criativo de 17 anos assistiu para o primeiro golo do jogo, aos 16’, da autoria de Samu, com um cruzamento tirado a régua e esquadro, antes de dilatar a vantagem portista na etapa complementar, com um remate rasteiro muito colocado.

Desde que há registos, na verdade, nunca um jogador do FC Porto havia assistido e marcado no mesmo jogo do campeonato com tão tenra idade. Aos 17 anos e sete meses, Mora quebrou por larga margem os registos de Anderson, em 2007 (19 anos); James Rodríguez, em 2011 (19 anos e cinco meses); Diego, em 2004 (19 anos e oito meses) e Óliver Torres, em 2014 (20 anos).

O número 86 dos dragões registou também um dado curioso no encontro em Moreira de Cónegos. Somou 83 minutos em campo, número que ultrapassa de forma considerável os 58 que tinha em toda a Liga até à jornada 15.

E essa utilização mais prolongada teve os seus efeitos, já que foi notório o esforço tremendo que o jovem fez na reta final do jogo, antes de dar lugar a Gonçalo Borges. Recebeu, naturalmente, uma chuva de aplausos da bancada destinada aos adeptos dos azuis e brancos no momento da substituição.

Mora já tinha feito estragos nos poucos minutos que esteve em campo no jogo anterior, frente ao Estrela da Amadora (2-0), tendo servido Gonçalo Borges para o segundo do FC Porto, já nos descontos.

O golo também não foi novidade para o jogador de 17 anos. Curiosamente no último triunfo da turma de Vítor Bruno fora de portas antes da série negativa de cinco encontros sem vencer longe do Dragão, o número 86 estreou-se a marcar pela equipa principal, diante do Aves SAD (5-0). Esse tento valeu-lhe o quarto lugar na lista de marcadores mais jovens de sempre do emblema azul e branco, ficando apenas atrás de Fábio Silva, Rúben Neves e Serafim.

Parceria com Samu

A grande exibição individual de Rodrigo Mora foi acompanhada por uma ligação de enorme sucesso com Samu, maior artilheiro dos portistas. O internacional espanhol correu para levantar o jovem nos festejos do primeiro golo e foi um dos que pediu encarecidamente a sua substituição quando apresentou fadiga nos derradeiros minutos.

A boa relação entre os dois estendeu-se até às redes sociais, onde Samu deixou rasgados elogios ao criativo de 17 anos. «Um prazer jogar ao teu lado irmão! Por mais momentos destes. Noite fantástica com vocês», escreveu o atacante no X. Mora respondeu com um simples «Irmão» ao colega na mesma rede social.