Juventus UEFA ameaça com exclusão das provas europeias
O tempo é inimigo da Juventus e a UEFA está preparada para afastar o clube de Turim das competições europeias na próxima temporada. Na passada semana, o CONI (Comité Olímpico Italiano) anulou a subtração de 15 pontos por alegada fraude contabilística no âmbito da ‘Operação Prisma’, situação que levou a equipa de Turim do 7.º para o 3.º lugar na Serie A, mas a UEFA estará, de acordo com a Gazzetta Dello Sport, a ponderar excluir a Juventus das provas europeias, uma vez que o organismo que tutela o futebol europeu não poderá esperar pelos desenvolvimentos na justiça italiana e tem de preparar a próxima época.
Após a final da Liga dos Campeões, em Istamubl, a 10 de junho, a UEFA terá de organizar as equipas inscritas na três competições – Champions, Liga Europa e Liga Conferência – e até essa data será pouco provável que o caso já tenha sido resolvido nos tribunais italianos. O prazo para que o Tribunal Federal de Recurso de Itália formule uma decisão final é de três meses.
No entanto, escreve a Gazzetta, em Nyon espera-se que a decisão possa surgir até meados de junho, situação que, certamente, agradaria às partes: à UEFA por não ter de entregar a vaga da Juventus a outra equipa e à própria Juventus por, caso consiga o apuramento europeu (via campeonato ou Liga Europa), jogar nas provas europeias em 2023/2024.