Liga 2 Tondela e Académico igualam dérbi beirão (veja o resumo)
A segunda jornada da Liga 2 reservou um dérbi beirão que proporcionou equilíbrio, alternância no marcador, uma reviravolta e, no fim, um empate (2-2) entre Tondela e Académico de Viseu (2-2), que na Liga 2 só sabem... empatar.
O equilíbrio inicial entre as duas equipas não surpreendeu num jogo em que ao clima envolvente que se perspetivava nas bancadas faltavam associar-se as jogadas de perigo, isto até que o Académico puniu o primeiro erro do rival.
Aos 23 minutos, uma boa jogada coletiva do conjunto de Viseu permitiu criar um espaço entre os centrais do Tondela, no qual Miguel Bandarra colocou um passe em profundidade para a desmarcação de Famana Quizera.
O lateral direito Bebeto encontrava-se mais recuado relativamente à restante linha defensiva e, por isso, a dar condição ao médio criativo, que não desperdiçou e deu vantagem aos viseenses.
O golo trouxe segurança ao Académico, que controlou o encontro até perto dos últimos cinco minutos regulamentares do primeiro tempo, que foram emotivos e compostos por dois golos... para o Tondela, que virou o resultado.
Quizera, que antes havia sido destaque na obtenção do golo de abertura, serviu inadvertidamente de tabela no seu meio-campo e Costinha aproveitou para atirar com potência a partir de zona frontal para o 1-1.
Esse resultado seria, apenas, momentâneo: perto do intervalo, Daniel dos Anjos foi empurrado na área do Académico por André Almeida, conquistando um penálti - revisto e confirmado pelo VAR - aos 45+2'. O próprio brasileiro converteu, em seguida, o castigo máximo com sucesso, materializando a reviravolta.
A vantagem perdida em poucos minutos precipitou o Académico para a frente, mas a defesa tondelense foi sólida. O conjunto visitante, porém, não desistiu e foi premiado com alguma fortuna: Gautier Ott conseguiu furar pela esquerda e cruzar tenso para uma tentativa de corte, em desespero, de Abdoulaye Ba para a própria baliza, aos 78 minutos.
Os dois conjuntos procuraram evitar a igualdade, que se...ajustava à alternância no domínio e no resultado, confirmando-se a igualdade entre os vizinhos e rivais, que se mantém colados na tabela com dois pontos somados.
Veja o resumo: