Tondela autoritário sobre o Portimonense na recuperação da liderança
Roberto apontou os dois golos na vitória (2-0) do Tondela frente ao Portimonense.
Foto: IMAGO

LIGA 2 Tondela autoritário sobre o Portimonense na recuperação da liderança

Tondelenses resolveram na primeira parte e controlaram depois para o 2-0 final. Roberto apontou os dois golos e devolveu a liderança isolada da Liga 2 à equipa beirã

Pressionado pela vitória do Penafiel na véspera, o Tondela não vacilou e com uma exibição confiante e autoritária, derrotou (2-0) o Portimonense e recuperou a liderança isolada da Liga 2, continuando invicto na prova. Roberto foi a figura do encontro ao apontar os dois golos e chegou-se à frente na lista de melhores marcadores da competição.

Foi enorme a superioridade do Tondela até ao intervalo, encostando o Portimonense atrás. No entanto, e até aparecer o primeiro golo, esse domínio não se estava a traduzir em situações de perigo para a baliza defendida por Vinícius. A organização defensiva dos algarvios abriu essa brecha, quando Alemão travou dentro da área uma iniciativa de Maviram, com Roberto a não desperdiçar a grande penalidade para abrir o marcador.

Os algarvios, quando tentavam reagir e começaram a aproximar-se da baliza beirã, sofreram um revés com o segundo golo do Tondela, novamente apontado por Roberto, que de cabeça respondeu afirmativamente a um livre teleguiado de Costinha.

Desagradado com o comportamento dos seus jogadores, de imediato Ricardo Pessoa fez duas substituições, lançando Paulo Vítor e Jefferson Maciel e retirando Diogo Ferreira e Teodoro. A intensidade dos algarvios aumentou e na segunda metade o Portimonense conseguiu conter o fluxo ofensivo dos locais e também a incomodar Bernardo, mas com verdadeiro perigo só o fez nos descontos, quando o guardião fechou a baliza a Yuki, na sequência de canto.

Mesmo sem ser tão perigoso como antes, o Tondela também teve chances para aumentar o avanço, com destaque para um golo anulado aos 84’, por posição irregular de João Afonso, que finalizou após excelente assistência de calcanhar de Jordi Pola, na sequência de livre.