Todos os números de Franco Israel pelo Sporting
Franco Israel, de 24 anos, sofreu apenas um golo nos seis jogos em que foi titular (IMAGO)

Todos os números de Franco Israel pelo Sporting

NACIONAL29.02.202406:50

Na Taça de Portugal a baliza está prometida a Israel; a gestão com Adán; 10.º jogo da temporada para o internacional uruguaio

Na Taça de Portugal a baliza do Sporting está prometida a Israel. Rúben Amorim aposta no guarda-redes internacional uruguaio de 23 anos desde a 3.ª eliminatória, a primeira em que participaram equipas do principal escalão, e na 1.ª mão das meias-finais – esta quinta-feira em Alvalade, às 20.45 horas -, com o Benfica, será o camisola 12 a assumir a titularidade.

Adán continua a ser o número 1. Apesar das críticas esta época, acentuadas depois do empate (3-3) com o Rio Ave no domingo, vai manter-se como titular no campeonato numa gestão a cargo de Rúben Amorim. «Isso é o dilema de todos os treinadores. Não é uma questão de deixar ou não cair jogadores, é uma questão de conhecer o plantel que tenho à minha disposição. Sei o momento e a dinâmica que tenho dentro do meu grupo. Quero ganhar sempre e por isso tento sempre tomar as melhores opções», começou por explicar o treinador, para logo anunciar a titularidade do uruguaio: «Frente ao Benfica irá jogar o Franco Israel, como  vem sendo hábito na Taça de Portugal, e depois logo veremos o que sucede.»

Vai ser então o 10.º jogo do internacional uruguaio esta temporada, o 5.º na Taça de Portugal depois de Olivais e Moscavide (3-1), Dumiense (8-0), Tondela (4-0) e UD Leiria (3-0) - na Liga Europa tem duas participações (no 1-1 com o Raków e no 3-0 ao Sturm Graz) e na Taça da Liga três (4-2 com o Farense; 2-1 ao Tondela; 0-1 com o SC Braga, nas meias-finais, por sinal a única derrota). São então sete vitórias, um empate e uma derrota nos jogos em que Israel alinhou esta época, num total de 810 minutos e com seis golos sofridos (ver quadro em baixo).

Estes números são já os melhores de sempre de Franco Israel desde que chegou a Alvalade no início da temporada 2022/2023 - foi contratado à Juventus, a troco de 1 milhão de euros. Nessa época de estreia de leão ao peito participou em oito jogos: dois na Liga dos Campeões - entrou aos 26’ em Marselha num jogo em que os leões foram goleados por 1-4 mas em que estiveram a vencer por 1-0, no entanto expulsão de Adán deitou tudo a perder; defrontou os franceses em Alvalade precisamente porque o espanhol teve de cumprir o jogo de castigo devido ao cartão vermelho em França -, um na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e três no campeonato, a substituir o espanhol devido a leão e castigo. Sofreu 11 golos. Agora na Taça de Portugal, é sempre Israel e mais 10.