Sporting: chegou a hora da prova dos nove na baliza
Franco Israel e Kovacevic têm dividido titularidade na baliza do Sporting (IMAGO)

Sporting: chegou a hora da prova dos nove na baliza

Franco Israel ou Kovacevic: quem se assume como número 1? Bósnio avança para as redes na Taça de Portugal. Uruguaio sofreu um golos nos seis jogos em que jogou de início. Vem aí ciclo exigente: sete jogos em três semanas

É, talvez, a maior incógnita para Rúben Amorim. Quem é o número 1 na defesa das redes leoninas? Kovacevic, contratado no início da época aos polacos do Raków, por €6 milhões, assumiu a titularidade nos primeiros cinco jogos oficiais do Sporting, com Franco Israel ainda a readquirir ritmo competitivo — recorde-se que o uruguaio foi operado ao joelho direito no início de maio — tendo sofrido meia dúzia de golos (ver quadro), com a estreia do gigante bósnio (1,92 metros) a ser azeda, diante do FC Porto, na Supertaça, em que os leões estiveram a ganhar por 3-0 e acabaria por perder (3-4 após prolongamento). Fez, depois, quatro jogos na Liga (em dois não sofreu golos) até que uma lesão no tornozelo esquerdo, num treino, o tirou da baliza.

Avançou, então, Franco Israel que havia assumido a baliza no final da época passada, após lesão do espanhol Adán, mas o próprio acabaria também fora das contas, devido a operação, como já foi referido, e Diogo Pinto foi quem defendeu as redes nos últimos compromissos de 2023/2024.

Agora, com ambos os guarda-redes a cem por cento chegou a hora da prova dos nove na baliza leonina. Kovacevic, disponível desde o jogo com o Estoril, a 27 de setembro, vai ser titular diante do Portimonense, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, jogo agendado para a próxima sexta-feira, sendo que Franco Israel, que se encontra ao serviço da seleção uruguaia, defrontou o Equador na última madrugada — assim como o ala Maxi Araújo — e ainda terá de viajar para Lisboa. Depois, frente ao Sturm Graz, para a Champions, a dúvida ficará, então, desfeita.

AMORIM REALÇOU CRESCIMENTO

Na antevisão do jogo com o PSV, da Champions, Amorim referiu-se a Franco Israel. «O que posso dizer é que é um guarda-redes muito mais confiante agora. Melhorou muito o seu jogo com os pés, a potência com que bate na bola. Depois de no ano passado provar que estava preparado, numa fase decisiva da temporada, é um jovem mais adulto, mais preparado, um guarda-redes de seleção», disse, em jeito de justificação sobre a titularidade do uruguaio.

Rúben Amorim não confirmou mas... elogiou Franco Israel

30 setembro 2024, 19:21

Rúben Amorim não confirmou mas... elogiou Franco Israel

Treinador diz que o uruguaio está muito «mais confiante» agora. E mais preparado para os duelos de exigência máxima. St. Juste não está apto mas viajou para trabalhar «o máximo» possível com a equipa

O treinador também já se pronunciou sobre Kovacevic, no lançamento do jogo com o Arouca, quando o bósnio se lesionou: «Sabendo que é uma posição específica, têm de aproveitar o espaço. O Kovacevic teve azar, assumirá o Franco a baliza,  depois lutarão pelo lugar.»

Após o jogo da Supertaça, com o FC Porto, em que Kovacevic sofreu quatro golos, Amorim veio a terreno defendê-lo: «É continuar a trabalhar e quando perdemos… perdemos todos. Não apontamos o dedo a ninguém nestes momentos.»