«Tive o Ronaldo lesionado 3 meses, foi uma dor não ter ganho esse campeonato…»
O lamento de Manuel Pellegrini, treinador do Real Madrid em 2009/10
Manuel Pellegrini treinou o Real Madrid apenas por uma temporada, em 2009/10, a primeira de Cristiano Ronaldo no Santiago Bernabéu, e, apesar de ter feito 96 pontos, a equipa não conquistou o título espanhol, ficando atrás do Barcelona, de Pep Guardiola, que fez 99. Em entrevista ao jornal AS, o treinador chileno, que atualmente dirige o Betis, assumiu a espinha atravessada na garganta.
«Tive o Cristiano Ronaldo lesionado por três meses e o Barcelona ganhou-nos 1-0 [n.d.r o triunfo do Barcelona em Madrid foi por 2-0]… Sem essa derrota teríamos sido campeões. A equipa tinha ultrapassado muitos obstáculos, era um plantel desequilibrado contra o melhor Barcelona da história. Foi uma dor enorme não ganhar esse título, até porque tinha uma relação inexistente com a direção», disse o treinador, falando, então, do relacionamento nulo com Florentino Pérez.
«Fizemos 96 pontos no campeonato, apesar de não termos chegado muito longe na Taça do Rei e na Champions. Desde que cheguei ao Real tive uma diferença de pensamentos sobre aquilo que é o trabalho de um treinador e o da direção. Não houve nenhuma discussão, apenas diferenças de opinião. Até coloquei o lugar à disposição por isso, mas não aconteceu. Teria gostado de continuar no Real Madrid mais um par de anos, mas sabia que seria despedido ganhasse ou não aquele campeonato», lamentou o sul-americano.