ENTREVISTA A BOLA Descobriu Catamo no Amora e vê-o no United: «Faz muito melhor do que os que estão lá»

Pedro Russiano, treinador do Lusitano de Évora, vaticina um grande futuro para o jovem talento moçambicano do Sporting

Pedro Russiano é uma autêntica caixinha de surpresas e, em 2018/19, foi também o responsável por trazer Geny Catamo à ribalta do futebol português. «Descobri o Catamo no Amora, no meu primeiro ano como treinador principal. Nessa altura, havia um investimento moçambicano no clube. O Geny tinha feito uma experiência no FC Porto onde não ficou e fez a viagem até Amora onde tinha amigos. Ele estava lá no refeitório e eu falei com os donos do clube a dizer: 'porque é que o miúdo não treina connosco?'. Depois, no primeiro treino, decidi que o Catamo era para ficar...». E prosseguiu: «Começou por jogar nos juniores, mas depois eu disse que tinha era de passar a jogar com os seniores. Na estreia a titular fez logo um golo. É um jogador com muita qualidade e tem uma característica que cada vez se vê menos: a capacidade individual técnica, no confronto de um contra um. Neste momento está um jogador feito e está pronto para qualquer sistema tático.»

Pedro Russiano acredita que Catamo «tem condições para evoluir ainda mais às ordens de João Pereira» e recorda como colocou o jovem jogador entre os graúdos: «Tem uma grande personalidade e lembro-me de lhe perguntar, quando era júnior de primeiro ano, se estava preparado para ser titular nos seniores, e ele respondeu-me: 'mister, eu estou aqui é para jogar com seniores, que com juniores já não me apetece muito...'.»

Catamo vai queimando etapas e a próxima até pode ser em Inglaterra. «Manchester United? Nunca se sabe... Ele faz muito melhor que os jogadores daquela posição que estão lá», vaticinou.