«Temos entrado mal nos jogos, jogámos ainda poucochinho...»
Foto: IMAGO

FC PORTO «Temos entrado mal nos jogos, jogámos ainda poucochinho...»

NACIONAL14.09.202313:16

Fez crítica ao início de época da equipa. Este não é ainda um dragão de temperaturas elevadas, mas a paragem, assegura, serviu para melhorar, sobretudo o aspeto defensivo

Sem subterfúgios, sem falinhas mansas. Sérgio Conceição não escondeu que também ele não tem gostado muito do que tem visto neste início de temporada do FC Porto. «Temos verdadeiramente entrado mal nos jogos, jogámos ainda poucochinho, na minha opinião», atirou.

Confessou, de resto, que esperava mais. Mas a procissão, lembrou, ainda vai no adro... «Esperamos sempre mais, houve momentos de grande brilhantismo nestes anos que estou à frente do FC Porto e achava que existiam situações a melhorar. Andamos sempre à procura do máximo, nos treinos, no nosso trabalho e nos jogos. É verdade que ainda não perdemos, estamos em primeiro lugar, mas podemos e devemos fazer mais do que fizemos até agora em termos de resultados. Foram cinco jogos, não conseguimos ganhá-los todos, mas tenho consciência de que estamos aqui para isso, para evoluir a equipa, sermos competitivos e no final da época fazer contas e perceber o que fizemos bem e menos bem», realçou.

As poucas mexidas na equipa, justificou, prendem-se com a tendência que tem para privilegiar aqueles que melhor conhecem todo o processo de treino e jogo, isto para justificar a ulilização ainda algo tímida dos reforços deste verão, lembrando que também o mercado acaba por trazer alguma desestabilização aos jogadores mais experientes.

«Basta um jogador que conhece bem o que queremos para os diferentes jogos. No início da época, poder sair ou não... mexe muito com o balneário mesmo blindando a porta do Olival. Os jogadores têm muita gente que habitam no seu ambiente, não é fácil essa tranquilidade de espírito para depois no jogo corresponder da melhor forma. Acredito que isso não seja tudo, temos verdadeiramente entrado mal nos jogos, jogámos ainda pouchinho, na minha opinião. Este é o sétimo ano no FCP, dou sempre mais minutos aos que conhecem bem todo o processo de treino e o que queremos para os jogos», argumentou. 

Em todo o caso, Conceição lembrou que outros rivais até já tiveram derrotas na Liga... «Se olharem para o histórico, é muito por aí. Quando falamos que a qualidade dos plantéis e equipas técnicas é superior, não há jogos fáceis e é exatamente isso hoje que acontece. Temos o exemplo dos quatro primeiros do ano passado, já perderam pontos este ano, não só empates, mas derrotas, casos de Benfica e SC Braga, e deve-se falar mais vezes nisto que dos outros temas que falámos, que são do futebol, não de futebol. Prefiro no inico da época dar minutos a quem tem conhecimento superior aos que chegam, poderá haver um ou outro... Recordo-me que o Marchesín chegou e entrou, o Uribe também entrou, eram jogadores que achava que pela experiencia e idade com que vieram, e pelo que já tinham feito, eram capazes de entrar na equipa sem haver diferença grande para os outros. É por aí...», reforçou.