Suíça-Itália: ‘azzurri’ querem recriar 2006
Festejos de Itália (IMAGO / ABACAPRESS)
Foto: IMAGO

ANTEVISÃO Suíça-Itália: ‘azzurri’ querem recriar 2006

INTERNACIONAL29.06.202408:30

Oitavos de final do Euro 2024 arrancam este sábado

Suíça e Itália defrontam-se, este sábado, a partir das 17 horas, em Berlim, no primeiro jogo dos oitavos de final do Euro 2024.

Os helvéticos passaram com tranquilidade no grupo A – uma vitória e dois empates –, muito perto de terminar na liderança, acima da Alemanha. Um golo de Fullkrug em tempo de compensação atirou os suíços para a segunda posição.

Euro 2024: Suíça com estratégia anti-espiões

26 junho 2024, 13:07

Euro 2024: Suíça com estratégia anti-espiões

Torre de televisão perto do centro de treinos não pode ser visitada durante treinos para impedir observações; Três computadores pertencentes à equipa técnica do selecionador, que continham analises táticas a adversários, roubados

Por outro lado, a Itália não teve tarefa tão fácil. A atual campeã europeia em título arrancou com uma vitória diante da Albânia, seguindo-se uma derrota contra a Espanha, numa exibição muito aquém das expectativas do lado azzurri. Os italianos precisaram de um golo de Mattia Zaccagni, aos 90+8’, contra a Croácia para empatar e garantir o segundo lugar do grupo B.

O que disseram os selecionadores

Murat Yakin, selecionador da Suíça, deixou elogios à formação da Itália.

Murat Yakin, selecionador da Suíça. Foto: IMAGO / ZUMA Press Wire

«A Itália tem grandes jogadores, pelo que será um enorme desafio para nós. Estamos concentrados em nós próprios, mas também temos de certificar-nos de que estamos preparados para os pontos fortes e fracos da Itália. O que os torna perigosos é o facto de poderem jogar de várias formas diferentes. Mas eles também estarão preocupados connosco. Estamos em boa forma, somos imprevisíveis e vamos tentar sair vitoriosos deste jogo», referiu, em conferência de imprensa.

Luciano Spalletti quer que a Itália deixe uma imagem diferente da da fase de grupos e lembrou o Euro 2006, conquistado pela azzurri em solo alemão.

Luciano Spalletti, selecionador de Itália (IMAGO / ABACAPRESS)

«Buffon falou-nos de 2006, a emoção é grande. Lembro-me de cada sentimento daquele dia. Será um grande desafio. Temos de estar prontos e seguir em frente, porque é maravilhoso ver a alegria dos adeptos», apontou, revelando que Dimarco é baixa certa para o duelo com a Suíça.

«O Bastoni precisa de ser avaliado, mas treinou e fez-nos respirar de alívio. O Dimarco não vai recuperar a tempo. Defesa a quatro? Vamos jogar de uma forma que pode lembrar uma defesa a quatro», disse.

Onzes prováveis

Suíça: Sommer; Schar, Akanji e Rodríguez; Stergiou, Xhaka, Freuler e Aebischer; Ndoye, Embolo e Vargas

Itália: Donnarumma; Di Lorenzo, Mancini, Bastoni e Darmian; Barella, Fagioli e Cristante; Chiesa, Scamacca e El Shaarawy