Fez uma festa ilegal e escondeu-se da polícia numa banheira
Breel Embolo, que marcou o golo que fez a Suíça sonhar com as meias-finais do Euro, também tem dado que falar fora das quatro linhas
Foto: IMAGO

CROMO DO EURO Fez uma festa ilegal e escondeu-se da polícia numa banheira

Internacional suíço Breel Embolo gerou polémica em 2021, ao 'furar' confinamento

Avançado de 27 anos que, com um golo, fez a Suíça sonhar com as meias-finais do Euro 2024 (Saka garantiu o prolongamento e, nos penáltis, venceu a Inglaterra), Breel Embolo começou a dar nas vistas há uma década, quando assinou o primeiro golo profissional pelo Basileia, mas tem sido fora das quatro linhas que mais tem dado que falar. Desde cedo nomeado prodígio helvético, o ponta de lança do Mónaco não tem sido comedido na hora de colecionar contratempos na vida pessoal, como se não lhe bastassem aqueles que lhe tem penalizado a carreira (leia-se lesões).

E entre as polémicas que colocam nas bocas do mundo o jogador nascido nos Camarões mas naturalizado suíço conta-se uma, não muito antiga, que estalou no final de janeiro de 2021, em plena pandemia: então na segunda época ao serviço dos alemães do Monchengladbach, ignorou as regras de isolamento social e participou numa festa ilegal que meteu polícia ao barulho.

Breel Embolo negou ter estado entre as 23 pessoas sem máscara que marcaram presença no evento, perto de Essen, alegando que assistia a um jogo de basquetebol com amigos num bar lá perto. Informações da polícia, contudo, indicavam que teria fugido através do telhado para outro apartamento, nas imediações, escondendo-se numa banheira para evitar ser detido. A sua versão dos factos não impediu que fosse punido com 200 mil euros de multa e um jogo de suspensão.

Também não escapou a controvérsia quando foi acusado de ter feito dois certificados falsos de Covid-19 ou quando lhe imputaram múltiplas ameaças num conflito de rua registado de madrugada, ainda que nem só de escândalos viva fora do futebol. E neste capítulo, todos os créditos para a Embolo Foundation, organização sem fins lucrativos que criou para apoiar crianças refugiadas na Suíça, além de menores nos Camarões e no Peru.

Este artigo partiu do perfil de Breel Embolo que A BOLA publicou no âmbito da Guardian Experts’ Network, uma rede de troca de conteúdos liderada pelo conceituado jornal inglês, e que inclui meios de comunicação social de vários países representados no torneio.