Subida ao céu mas pés bem assentes na terra

Benfica Subida ao céu mas pés bem assentes na terra

NACIONAL08.05.202311:33

Página fechada. O jogo com o SC Braga permitiu extravasar emoções fortes que andavam contidas nos últimos jogos, mas no balneário encarnado o pensamento virou-se de imediato para o que falta. A começar já pelo desafio em Portimão, no próximo sábado.


É caso para dizer foi bonita a festa, mas foi apenas mais uma vitória. Os encarnados subiram ao céu, voaram alto com exibição cheia de confiança frente aos minhotos, conquistando importante triunfo e mantendo a distância para a concorrência direta na reta final da Liga... ou aumentando até a distância, no caso do SC Braga, que passou de seis para nove pontos atrás das águias. Nas últimas semanas sentia-se o aumentar da pressão, à medida que o calendário ia endurecendo, mas a verdade é que os homens de Roger Schmidt souberam manter o foco sem se desviarem do rumo traçado. Depois da derrota com o FC Porto, a águia voltou a cair em Chaves, mas seguiram-se três vitórias, todas sem qualquer golo sofrido (ver caixa), e com exibições novamente em subida de forma, com claro ascendente a registar-se na receção ao SC Braga.

No final da partida, reinava o otimismo na cabina encarnada, mas não se festejou mais do que a vitória, mais uma na caminhada que vai longa, em 31 jogos com 26 vitórias, dois empates e três derrotas (72 golos marcados e 17 sofridos). «Grande vitória de um grupo de homens com grande personalidade e caráter. Cada vez mais perto Benfica», escreveu João Mário nas redes sociais, numa das várias mensagens que os jogadores partilharam.


As rotinas mantiveram-se inalteradas: o plantel encarnado voltou ontem ao trabalho (folga hoje e regresso amanhã) e a preocupação da equipa técnica passou por colocar desde logo o foco na necessidade de não baixar a guarda frente ao Portimonense, jogo para o qual Roger Schmidt tem neste momento Alexander Bah em dúvida (voltou a ressentir-se da lesão que o impediu de jogar no último mês e só durante a semana se perceberá se terá condições para voltar à convocatória em Portimão).


Os encarnados sabem que precisam de duas vitórias para festejar a conquista do título, mas o  plantel está determinado em não voltar a vacilar e conquistar três triunfos nos três derradeiros jogos (Portimonense, Sporting e Santa Clara) e dessa forma chegar aos 89 pontos. Pontuação que permitiria ao Benfica de Roger Schmidt bater o recorde das águias no campeonato, obtido pela equipa comandada por Rui Vitória em 2015/2016 (88 pontos). Impossível de atingir será o recorde absoluto de pontos no campeonato, obtido na época passada pelo FC Porto de Sérgio Conceição (91 pontos).

Leia mais na edição digital ou na edição impressa de A BOLA.