Sporting prepara supertrio para Famalicão

Jogo da 9.º jornada deve marcar o regresso de Pedro Gonçalves à titularidade, recuperando tripla que marcou 57 por cento dos golos dos leões esta época. Lideram em grande parte das estatísticas da Liga

Pedro Gonçalves, na Áustria, ganhou minutos e recuperou algum do ritmo perdido com a paragem por lesão muscular. O avançado de 26 anos deu boas indicações no jogo com o Sturm Graz e mostrou a Rúben Amorim que está pronto para voltar à titularidade, assim os valores registados no encontro da Liga dos Campeões e nos mais recentes treinos e registados pela unidade de performance do Sporting não o desaconselhem. O camisola 8, esse, sente-se pronto e desejoso para voltar ao onze já no jogo com o Famalicão, que pode assim marcar o regresso do Supertrio de ataque dos leões com Trincão e Gyokeres.

«Precisamos de todos. Com esta sequência de jogos e com jogadores na seleção precisamos dos jogadores todos, senão estamos a sobrecarregar alguns. O Matheus [Reis] está apto e pode fazer alguns minutos. O Pote está na mesma situação», disse o treinador dos verdes e brancos no lançamento do jogo em Klagenfurt, que os leões ganhariam por 2-0, e especificou ainda: «A equipa sentiu um bocadinho a ausência de todos, principalmente do Pote, porque tem características diferentes. O pé direito limita muito a nossa equipa e estamos muito felizes por poder contar com eles.»

Pedro Gonçalves foi a jogo. Mas apenas a partir dos 70’. Foram os primeiros 20 minutos do avançado desde 17 de setembro, também na Champions e com vitória sobre o Lille igualmente por 2-0. De lá para cá, cinco jogos sem Pote, quatro vitórias e um empate — 1-1 com o PSV, em Eindhoven. E sempre algumas dívidas sobre quem haveria ocupar o lado mais à esquerda no trio de ataque: Harder foi o escolhido com o Aves (marcou um golo no 3-0) e com o Casa Pia (2-0); Maxi Araujo com Estoril; Geny Catamo com os neerlandeses; Trincão saiu da direita para começar na esquerda na Taça de Portugal, no 2-1 ao Portimonense, num jogo em que Geovany Quenda subiu para o ataque à direita e Harder fez de Gyokeres (e marcou dos dois golos!).

Pedro Gonçalves entrou aos 70' no jogo com o Sturm Graz; não jogava desde 17 de setembro, com o Lille (IMAGO)

Com Pedro Gonçalves a trabalhar com o grupo há duas semanas mas a 100 por cento apenas desde domingo, o jogo da Áustria serviu mesmo para dar-lhe ritmo competitivo e ele reclama agora o regresso ao onze inicial para se juntar ao goleador Gyokeres e a Trincão.

Gyokeres, com 11 golos, é o melhor marcador do campeonato (IMAGO)

Juntos, estes três jogadores são responsáveis pela marcação de 21 dos 37 golos do Sporting esta temporada. Ou seja, o supertrio de ataque, mesmo sem Pedro Gonçalves em cinco jogos, marcou 57 por cento dos tentos dos verdes e brancos — Trincão três em 13 jogos; Viktor Gyokeres 13 em 13; Pedro Gonçalves cinco em oito. E cada um deles regista elevado número de assistências: Trincão cinco, Gyokeres quatro e Pote cinco.

Estes três leões também jogaram sempre todos os jogos em que estavam disponíveis. Pedro Gonçalves só falhou mesmo os referidos cinco por lesão e nos outros oito foi titular. Já Gyokeres participou em todos os encontros dos leões esta época, suplente utilizado só na Taça de Portugal no Algarve. Trincão é agora, no plantel leonino, o único jogador que participou em todos os 13 jogos da temporada na condição de titular.

Trincão é o único jogador do Sporting titular nos 13 jogos dos leões esta temporada (IMAGO)

Significa isto também que Rúben Amorim se prepara para lançar de novo o melhor trio de ataque da equipa e nesta altura, tendo em conta os números, do futebol português. Por exemplo e tendo o campeonato por base: Gyokeres lidera a lista de melhores marcadores com 11 golos, numa tabela em que Pedro Gonçalves, apresar da lesão, é 5.º com quatro; Trincão é líder das assistências com cinco; o sueco lidera também nos ataques (84); nas tentativas de golo (25), estatística em que aparece Trincão em 2.º (15) e Pote em 5.º com 10; ainda o sueco a comandar dos remates na direção do guarda-redes (9).

Rúben Amorim vai então voltar a poder contar com o pé direito de Pedro Gonçalves a partir da direita, no apoio a Gyokeres e a fazer as suas famosas incursões nas zonas de finalização. Uma peça fundamental no puzzle leonino, por quem o treinador já suspirava. O poder de fogo do leão deve voltar à sua melhor versão já no sábado com o Famalicão, na jornada 9.