Sporting: Pedro Gonçalves e Gyokeres acionistas maioritários dos golos
Gyokeres e Pedro Gonçalves, avançados leoninos de 26 anos. GRAFISLAB

Sporting: Pedro Gonçalves e Gyokeres acionistas maioritários dos golos

NACIONAL11.08.202410:00

Sociedade luso-sueca está em 100 por cento dos golos dos leões esta época: há sempre pelo menos um deles a marcar ou a assistir. Já na época passada estiveram em 58 por cento

Dois jogos, seis golos marcados, todos com a participação de pelo menos um destes dois jogadores: Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres, ambos de 26 anos. Esta sociedade do golo participou esta época em 100 por cento dos tentos do Sporting. Ainda é cedo, é certo, os números são ainda curtos, mas não deixa de ser impressionante que estes dois leões estejam tão afinados na finalização. Mais ainda se virmos que esta conexão vem já da época passada, em que pelo menos um deles participou, entre golos e assistências, em 58 por cento dos 141 que os verdes e brancos marcaram no somatório das quatro provas em que participaram: campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa.

Supertaça. O jogo acabou de má memória para os leões (3-4 após prolongamento), ainda assim três golos marcados… os três primeiros do jogo e até aos 24 minutos: 1-0, golo de Gonçalo Inácio assistência de Pedro Gonçalves; 2-0, golo de Pedro Gonçalves com assistência de Gyokeres; 3-0, o sueco a assistir Geovany Quenda.

Liga. Na 1.º jornada, 3-1 ao Rio Ave em Alvalade: 1-0, golo de Pedro Gonçalves assistido por Gyokeres; 2-0, Pote a aproveitar má reposição de Jhonatan para fazer chapéu bem sucedido ao guarda-redes vila-condense; 3-0, Gyokeres a aproveitar bola que lhe caiu à frente depois de pontapeada por Trincão com ressalto num defesa.

Conclusão. Três golos de Pedro Gonçalves em 2024/2025 (dois com passes de Gyokeres) e uma assistência. Um golo de Gyokeres e três assistências, como se viu duas delas para o camisola 8. Sociedade de sucesso que já vem do passado.

20

Os milhões de euros que o Sporting pagou ao Coventry, no passado verão, para contratar Gyokeres. O sueco tem contrato até 2028 e cláusula de rescisão de 100 milhões de euros

Vem então de 2023/2024, época em que esta dupla somou 61 golos — 43 para o sueco e 18 para o português — e 32 assistências — 17 para Pote e 15 para o ponta de lança. Contas feitas, retificando os golos em que participaram os dois (Pedro Gonçalves assistiu Gyokeres por oito vezes e Gyokeres assistiu Pedro Gonçalves três vezes), 58,16 por cento dos tentos leoninos contaram com a participação de pelo menos um dos dois elementos da sociedade.

6,5

Preço de 50% por cento do passe de Pedro Gonçalves no verão de 2020. Entretanto os leões já adquiriram ao Famalicão mais 40%, por €7 M. Pote tem contrato até 2027 e cláusula de rescisão de €80 milhões

ROTINAS ADQUIRIDAS

Esta temporada começa bem para os dois, ainda assim melhor para o camisola 8. Não apenas pelos números superiores mas também porque o camisola 9 procura ainda a melhor forma depois de operação ao joelho esquerdo realizada no dia 29 de maio, já depois de terminar a época do 20.º título nacional do clube de Alvalade. A conexão entre eles, no entanto, é total e acontece quase de olhos fechados.

Segundo contam a A BOLA fontes próximas dos dois jogadores, a ligação entre ambos em campo já nem precisa de grande preparação, são já rotinas adquiridas em muitos jogos e muitos treinos. Um dos pontos fortes de Pedro Gonçalves é mesmo descobrir os companheiros e perceber os seus movimentos e o português já sabe tudo o que o sueco faz em campo, sempre de olhos na baliza.