Este Sporting é 'made in' Alcochete
Jogadores do Sporting agradecem apoio no final do jogo como Rio Ave. GRAFISÇAB

Este Sporting é 'made in' Alcochete

NACIONAL10.08.202423:45

No onze final do jogo com o Rio Ave estavam seis jogadores da formação (quatro no inicial) e a média de idades era de 22,8 anos. Verdes e Brancos voltam à formação e o trio defensivo em campo tinha 21,3 anos. Este leão está mais novo

Eduardo Quaresma (22 anos), Gonçalo Inácio (22), Geovany Quenda (17), Daniel Bragança (25), Mateus Fernandes (20) e Rodrigo Ribeiro (19), seis jogadores formados na Academia Cristiano Ronaldo no onze final do jogo com o Rio Ave – vitória leonina por 3-1 na 1.ª jornada do campeonato. Aquela que foi durante muitos anos a imagem de marca do Sporting, a formação, volta a ter peso em Alvalade.

Seis jogadores em 11 em campo, o mais novo Quenda, com 17 anos, o mais velho Bragança, com 25, todos com o selo da Academia. E com isso um onze final com média de idades de 22,8 anos.

No início do jogo eram já quatro os leões titulares formados em Alcochete: Quaresma, Inácio, Quenda e Geny Catamo (23 anos). A média de idades leonina era nessa altura de 23,6, o que significa que após as substituições o Sporting ficou quase um ano mais novo. E significa também que no onze final só não terminaram sete formados em Alcochete porque Geny Catamo, que chegou júnior ao Sporting, oriundo de Moçambique, saiu aos 75’ para dar lugar a Matheus Reis. Mas no total das contas, entre titulares e suplentes utilizados, foram sete os jogadores oriundos da formação que Rúben Amorim utilizou durante os 90 minutos.

Este Sporting está mesmo mais novo e a isso não é alheio o facto de terem saído do plantel quatro dos cinco trintões que o compunham na temporada passada. António Adán e Luís Neto, 37 e 36 anos respetivamente, anunciaram as saídas no final da temporada; Paulinho (31) saiu para o Toluca, do México, e Coates (33) regressou ao Uruguai, para jogar no Nacional. E assim a média de idades do plantel leonino, tendo em conta os grupos do final da época e o atual, desceu dos 25,76 para os 22,9 anos. O mais velho e único trintão é agora Ricardo Esgaio.

Nota ainda para o trio defensivo que jogou na sexta-feira: Eduardo Quaresma, Diomande e Gonçalo Inácio, média de idades de 21,3, num setor tão importante e onde a experiência muitas vezes é fundamental. Rúben Amorim confia nos jovens.