Sporting: Gyokeres entre os imortais
Há 52 anos que um jogador do Sporting não marcava nas primeiras cinco jornadas. Sueco entra na galeria dos maiores goleadores de Alvalade. Elogios em Espanha e comparações a... Ronaldo
A história repete-se jornada após jornada: vitória do Sporting e golo de Gyokeres. O goleador sueco é referência maior de um leão faminto que tem devastado todos os adversários que lhe apareceram pela frente: cinco jogos, cinco vitórias, 19 golos marcados. Melhor registo ofensivo do leão desde a longuínqua época 1952/1953.
Mas voltemos ao sueco. Porque a notoriedade reforçada esta época assim exige. Ele que vem colecionado recordes e, em pouco mais de 14 meses — foi apresentado a 13 de julho de 2023 — já ganhou um espaço na história do leão. Entre os maiores do clube de Alvalade. E o golo em Arouca — o 8.º na Liga — colocou-o na galeria dos notáveis. Pois quebrou um enguiço de 52 anos.
O tempo em que é preciso recuar para encontrar o último leão a marcar nas primeiras cinco jornadas do campeonato. Um nome imortal para os adeptos leoninos: Héctor Yazalde, máquina de golos argentina, bota de ouro europeu, que em 1972/1973 conseguiu marcar nas primeiras seis rondas da Liga. Terminou com 27 golos (36 jogos) e um legado que perdurou durante 52 anos e que Gyokeres ameaça igualar caso consiga marcar ao Aves SAD.
Antes de Yazalde, só mais dois nomes conseguiram o feito que o sueco conseguiu alcançar até ao momento. Falamos de Manuel Vasques, um dos mais virtuosos dos Cinco Violinos, que em 1950/1951 só parou de marcar na 7.ª jornada, terminando esse ano com 30 golos. Mas se quisermos recuar ainda mais, ao primeiro que trilhou esse arranque demolidor, encontramos Fernando Peyroteo, um dos maiores goleadores da história do futebol português que em 1940/1941 também festejou nas primeiras sete jornadas, terminando esse ano com 37 golos em apenas... 20 jogos.
COMO... CRISTIANO RONALDO
O arranque de época de Gyokeres continua a despertar atenções fora de portas, nomeadamente em Espanha. Depois de ter sido considerado como o 'herdeiro' de Ibrahimovic, após o último compromisso da seleção sueca, o diário espanhol AS voltou ontem a centrar atenções no goleador leonino afirmando que não há muitos pontas-de-lança como ele e que está num «ponto de maturidade e eficiência» aos 26 anos.
«Gyokeres é um furacão no futebol português e no Sporting e faz lembrar Cristiano Ronaldo, a grande lenda do conjunto lisboeta», lê-se no artigo do diário do país vizinho. E aproxima-se a... Champions.