Sporting: Franco Israel errou e volta a ter a sombra de Kovacevic

NACIONAL15.12.202422:25

Bósnio voltará à titularidade na quarta-feira, diante do Santa Clara, em jogo da Taça de Portugal. Pode somar pontos na luta pela baliza, após exibição menos conseguida do uruguaio frente ao Boavista

Franco Israel saiu como culpado no banco dos réus do tribunal de Alvalade no sábado, frente ao Boavista (3-2), ao cometer um erro que permitiu o segundo golo das panteras, autoria do nigeriano Bruno Onyeamaechi, ao deixar escapar por debaixo do corpo o remate do esquerdino, isto numa altura (58’) em que os leões já tinham estado por duas vezes em vantagem — 1-0 por Gyokeres e 2-1 por Trincão, com o esquerdino a acabar por resolver o encontro com um golo aos 66.

Agora o uruguaio vai novamente ser colocado em causa pelo habitual suplente Kovacevic, pois, à semelhança do que tem acontecido nos jogos da Taça de Portugal — no 2-1 ao Portimonense e no 6-0 ao Amarante — o bósnio deverá ser titular na quarta-feira, diante do Santa Clara, a equipa que impôs a primeira derrota aos leões no campeonato, à passagem da 12.ª jornada, por 0-1, golo de Vinícius.

Fazendo um comparativo entre os dois keepers, em todas as competições, chega-se à conclusão de que Israel tem mais jogos (14), mais minutos (1260) e mais golos sofridos (14), numa média fácil de encontrar de um tento sofrido a cada partida.

Por seu turno, Kovacevic tem um total de 10 encontros disputados, 930 minutos a defender as redes leoninas e 11 golos encaixados, numa média de 1,10 golos consentidos a cada partida.

O bósnio, recorde-se, custou 4,81 milhões de euros pagos pelos leões aos polacos do Raków e começou a época como dono da baliza e logo no primeiro jogo das época, na Supertaça Cândido de Oliveira frente ao FC Porto, encaixou quatro golos, não saindo isento de culpas de alguns deles, como o primeiro e o quarto.

No entanto, Ruben Amorim manteve a confiança no futebolista e entregou-lhe a titularidade nos jogos com Rio Ave, Nacional, Farense e FC Porto, este para a Liga.

Porém, uma lesão sofrida nos primeiros dias de setembro afastou-o da condição de titular, numa oportunidade aproveitada por Franco Israel para lhe roubar o lugar na partida com o Estoril.

Após este hiato, Kovacevic regressou diante do Portimonense, para a Taça, jogou na Taça da Liga com Nacional e aproveitou o facto de Israel estar com gripe para voltar à baliza nos jogos de má memória para os leões, com Santa Clara (0-1) e Moreirense (1-2), para a Liga.

O uruguaio restabeleceu-se e jogou com Brugge e Boavista, não comprometendo no primeiro jogo mas no segundo encontro sim, razão pela qual o lugar está ameaçado. Após o encontro com o Santa Clara logo se verá que decisão tomará João Pereira.

Sporting quer renovar com Franco Israel

9 dezembro 2024, 08:35

Sporting quer renovar com Franco Israel

Leões já manifestaram intenção de prolongar o vínculo que termina em 2027. Deixou finalmente o rótulo de número 2 e aponta a uma época de afirmação