Sporting: faz hoje 46 anos que Peyroteo morreu

Sporting: faz hoje 46 anos que Peyroteo morreu

Goleador-mor dos Cinco Violinos ainda é o melhor marcador de sempre do principal escalão nacional, com 331 golos marcados, e nenhum foi de penálti

Fernando Peyroteo é um nome incontornável da história do Sporting. Faz, esta quinta-feira, 46 anos que o avançado morreu, depois de ter deixado marca profunda no futebol nacional, que ainda perdura.

O goleador-mor dos Cinco Violinos que brilharam no ataque leonino no final da década de 1940 é, ainda hoje, o melhor marcador de sempre do principal escalão do futebol nacional, com 331 golos, mais 14 do que Eusébio e Fernando Gomes, marcados em 197 jogos, e, destaque-se, nenhum foi de penálti.

Nascido em Humpata, Angola, a 10 de março de 1918, Peyroteo, com costela castelhanas do lado de um avô, começou a jogar futebol no Atlético Clube de Moçâmedes. Chegou a Portugal a 26 de junho de 1937, com 19 anos, acompanhado pela , que regressava a Portugal para tratar de um problema de saúde, e foi encaminhado por Aníbal Paciência, um amigo angolano que jogava no Sporting, para o emblema de Alvalade.

Começou a trabalhar sob as ordens do treinador Joseph Szabo e o resto é uma página escrita a letras de ouro na história do Sporting, com o Stradivarius (como era conhecido) a integrar a linha ofensiva que ficou conhecida como os Cinco Violinos, ao lado de Vasques, Travassos, Jesus Correia e Albano.

Peyroteo foi ainda o primeiro jogador a marcar no Estádio Nacional, num dérbi em que o Sporting cenceu o Benfica (3-2) e conquistou a Taça Império.

Surpreendentemente, Peyroteo decidiu retirar-se em 1949, com 31 anos, para se dedicar em exclusivo a uma loja de artigos desportivos, que abrira em Lisboa, sendo que o seu jogo de despedida foi a 25 de setembro desse ano, frente ao Atlético (2-1).

Morreu a 28 de novembro de 1978, com 60 anos, vítima de ataque cardíaco, mas será para sempre um dos heróis imortais do Sporting.

Viktor Gyokeres numa galeria de notáveis leões

2 setembro 2024, 05:00

Viktor Gyokeres numa galeria de notáveis leões

Sexto mais rápido de sempre chegar aos 50 golos pelo Sporting, numa lista que tem Peyroteo, ou Jardel... Melhor arranque da carreira do avançado, com sete golos em apenas cinco jogos