Sporting define futuro de Eduardo Quaresma
Eduardo Quatresma, central de 21 anos. MIGUEL NUNES/ASF

Sporting define futuro de Eduardo Quaresma

NACIONAL20.12.202308:33

Quaresma agarra lugar; jovem estava para ser emprestado mas exibição magistral no clássico abre futuro em Alvalade; descarga de adrenalina e apoio do plantel

Até ao clássico que o Sporting ganhou por 2-0, Eduardo Quaresma somava apenas 66 minutos esta época, divididos por três jogos. Depois do FC Porto, Quaresma acrescentou mais 61 minutos e uma exibição magistral no currículo que, para já, lhe rende a continuidade no plantel, quando estava a ser equacionado o empréstimo. O jovem central de 21 anos não apenas correspondeu ao que se lhe pedia quando entrou em campo para substituir o lesionado Coates, como superou as melhores expectativas e fez a administração decidir pela sua continuidade no plantel dando sinal claro a Rúben Amorim que pode contar com ele para ajudar na luta pelo título nacional.

Quaresma voltou a Alvalade este verão, depois de empréstimos a Tondela e aos alemães do Hoffenheim. Ficou no plantel mas as escassas utilizações convidava a uma cedência, para rodar, que agora fica abortada. O jovem mostrou que pode ser última, ainda para mais no lado direito do trio de centrais, uma vez que St. Juste está (mais uma vez) lesionado e Diomande está a caminho do CAN.

Eduardo Quaresma foi campeão em 2020/2021 (participou em três jogos) e acabou por rodar, para crescer, em Portugal e estrangeiro. Tem contrato até 2025 mas a continuar assim deixará de vez a condição de elemento fora das principais opções para poder até ganhar uma renovação, que será sempre até 2028 ou de 2029.

Muitas mensagens de apoio

A exibição de Quaresma no clássico só não foi ainda mais magistral porque o VAR anulou golo a Gyokeres na sequência de jogada do central - teve nessa ocasião descarga de adrenalina que o levou às lágrimas. E não passou despercebida a ninguém, nem mesmo a ex-companheiros como Palhinha: «Enorme miúdo! Por vezes a vida tem uma maneira estranha de nos voltar encaminhar para o lugar que nos pertence. O presente e futuro são teus.»