Sporting: Debast na luta para voltar ao onze
Central belga assume relação especial com o técnico dos leões GRAFISLAB

Sporting: Debast na luta para voltar ao onze

NACIONAL15.08.202422:51

Central belga reagiu bem à jogo que passou no banco e está pronto para voltar a ser opção de Amorim. Tem a palavra o treinador para o jogo com o Nacional

Zeno Debast está de volta à luta por um lugar no onze do Sporting. O central belga de 20 anos ficou no banco de suplentes no encontro com o Rio Ave, na sexta-feira passada – 3-1 na 1.ª jornada da Liga – mas reagiu bem e deu boas indicações durante a semana, pelo que se candidata a voltar à titularidade no sábado, com o Nacional, na Madeira (18 horas). Amorim decide.

Contratado este verão ao Anderlecht, a troco de 15,5 milhões de euros, Debast começou a temporada como titular. Porém comprometeu na derrota traumática com o FC Porto na Supertaça – 3-4 após prolongamento e vantagem de 3-0 aos 24 minutos – e em Alvalade, na jornada 1, não saiu do banco de suplentes. Com os dragões, o trio defensivo que começou o jogo foi constituído por Eduardo Quaresma, Debast e Gonçalo Inácio. Com o Rio Ave saiu o belga e entrou Ousmane Diomande.

O costa-marfinense assumiu-se como natural sucessor de Sebastián Coates – regressou ao Uruguai, para jogar no Nacional –, antigo capitão de equipa e patrão da defesa a jogar ao centro do trio. Gonçalo Inácio também é dono e senhor do lado esquerdo, resta saber se na direita continua Eduardo Quaresma ou se pode trocar com o belga.

A justificação para a saída de Debast na passada semana foi apenas técnica. «Acreditámos que ia jogar o Clayton e o Ousmane é forte de cabeça, faz o papel do Seba [Coates] no jogo aéreo. Eles, no último jogo, usaram muito o Clayton para segurar a bola e as caraterísticas encaixaram melhor no Ousmane», explicou o treinador, no final do encontro com os vila-condenses, e logo no final da Supertaça tinha apoiado o belga: «Quando um defesa e um guarda-redes têm um erro, marca muito. Ele não precisa de [melhorar na] saída de bola, mas no jogo aéreo e que toda a gente acredite nele. Eu acho que contratámos um craque, estou muito satisfeito e não o trocava por nenhum central do mundo.»

Zeno Debast, 10 vezes internacional pela Bélgica, esteve presente no Campeonato da Europa, na Alemanha. Tem contrato com o Sporting válido até 2029 e cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.