17 novembro 2024, 22:40
Tedesco confirma dor de cabeça para o Sporting: «Foi um jogo complicado...»
Selecionador da Bélgica confirmou que Debast foi substituído devido a lesão
Central saiu com problemas na perna esquerda na seleção belga, no jogo com Israel, mas lesão, ao que A BOLA apurou, não obrigará a longa paragem. Será poupado com o Amarante e aponta ao regresso com o Arsenal
João Pereira pode respirar de alívio. Depois de Nuno Santos e Pedro Gonçalves, a lesão de Zeno Debast — contraída no jogo da seleção entre a Bélgica e Israel — fez soar os alarmes em Alvalade com a suspeição de mais uma lesão grave que poderia riscar mais um dos elementos importantes da equipa por várias semanas. Porém, a primeira avaliação feita ao jogador, ao que A BOLA apurou, resultou em boas notícias para os leões.
Zeno Debast sentiu uma pequena dor nas isquiotibiais da perna esquerda, nos instantes finais da primeira parte do Bélgica-Israel, acabando por ficar no balneário após os primeiros 45 minutos. Uma medida de precaução, de forma a não forçar um maior desgaste físico e, assim, agravar um problema para o futuro imediato. Após este contratempo, o central deixou a comitiva belga e aterrou em Portugal para se juntar ao departamento médico dos leões onde foi novamente reavaliado. Os primeiros indicadores, esses, foram positivos e afastaram um problema muscular mais grave.
Boas notícias para João Pereira que nestes dias vai preparando a sua estreia oficial no comando dos leões, marcado para a próxima sexta-feira, em Alvalade, diante do Amarante, para a Taça de Portugal. Dada a proximidade dessa partida, e o desgaste acumulado nas últimas semanas, é provável que Debast seja mesmo poupado desse jogo com a equipa da Liga 3, de forma a poder estar nas melhores condições físicas para o ciclo seguinte e que contará com jogos com um grau de exigência muito maior, ou seja, com o Arsenal, para a Liga dos Campeões, Santa Clara, em Alvalade, para a Liga e na deslocação a Moreira de Cónegos marcado para o próximo dia 5 de dezembro.
Debast deverá realizar esta terça-feira trabalho específico de recuperação — belga é um dos que ainda não trabalhou sob a orientação de João Pereira — de forma a recuperar os índices físicos para esse duelo da Liga dos Campeões. Para o duelo da Taça de Portugal, de resto, o novo técnico dos leões deverá apresentar um onze com muitas alterações em relação aquele que era utilizado por Ruben Amorim. Para a posição que habitualmente tem sido ocupada por Debast, João Pereira conta, por exemplo, com St. Juste, central neerlandês que tem vindo a trabalhar nos últimos dias em Alcochete com o novo treinador.
17 novembro 2024, 22:40
Selecionador da Bélgica confirmou que Debast foi substituído devido a lesão