Gonçalo Inácio ‘sugerido’ ao Real Madrid, perante a razia na defesa
Análise do jornal Marca aponta o defesa do Sporting como uma boa possibilidade
No espaço de poucas semanas, a defesa do Real Madrid sofreu uma razia, com várias lesões graves a afastarem jogadores por largos meses.
Primeiro foi Carvajal, e depois Éder Militão. Nomes que não voltarão a jogar esta época e que se juntam ao também lesionado Alaba.
Ora, perante o cenário que Ancelotti tem no balneário dos merengues, o jornal Marca fez um estudo, com base em analítica avançada, para encontrar as melhores soluções para reforçar o centro da defesa do Real Madrid.
Como ‘exigências’, o periódico apontou a qualidade no jogo aéreo, antecipação, velocidade, facilidade em sair a jogar e qualidade de passe longo. O jornal olhou também apenas para jogadores jovens (entre os 18 e os 24), com mais de 1200 minutos jogados nas big-5, na América do Sul e em ligas «de muito talento, como Portugal, Países Baixos e Bélgica».
E dessa análise, saiu um nome português: Gonçalo Inácio. O jogador do Sporting, de 23 anos, é o segundo nome apontado para central esquerdino, depois de Castello Lukeba, do Leipzig.
«O seu estilo foca-se na leitura de jogo e na disciplina, o que lhe permite sai-se bem em situações críticas. O bom posicionamento e leitura levam-no a antecipar-se muitas vezes para neutralizar ataques rivais, ainda que deva cometer menos faltas», lê-se sobre o português.
«Disputa muitos duelos aéreos, o que lhe permite ganhar vários, mas esse não é o seu forte, como se percebe na percentagem de duelos ganhos. A alta eficácia nos golos esperados, bem como a percentagem de passes e passes longos bem-sucedidos pode traduzir-se na capacidade que mostra para iniciar jogadas desde a defesa e contribuir com jogo no meio-campo», acrescenta o mesmo artigo.
A Marca utiliza os dados da Football Benchmark que aponta o valor de mercado de Inácio em 40,1 milhões de euros.