«Sporting cresceu desde a fase de grupos»
Treinador da Atalanta fez a antevisão ao jogo com os leões
O Sporting recebe a Atalanta, na quarta-feira, em jogo a contar para a primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa. Antes da partida em Alvalade, o treinador do conjunto de Bérgamo, Gian Piero Gasperini fez a antevisão do encontro, que será o terceiro entre as duas equipas na presente época (enfrentaram-se duas vezes na fase de grupos da prova). Contudo, o treinador italiano considera que o Sporting «cresceu» desde esses dois encontros.
«Passaram tantos meses e jogos, o Sporting já era uma equipa muito forte nessa altura. Já liderava o campeonato e agora está ainda mais consolidada, está a fazer coisas muito boas na liga e também na Europa, mesmo tendo que jogar mais um jogo [play-off de acesso aos 'oitavos']. Acho que nesses cinco meses também estivemos bem na Europa, na Taça da Itália, até mesmo no campeonato. Com certeza são duas equipas um pouco diferentes, mas equilibradas», afirmou Gasperini.
Apesar do equilibrio referido pelo treinador italiano, o que é certo é que a Atalanta vem de uma sequência de três jogos em vencer, ao contrário do Sporting que conta com duas vitórias e um empate. Ainda assim, os maus resultados não assustam Gasperini: «Esperávamos conseguir outros resultados, mas esta é outra competição e será um recomeço. O único problema é que estamos a jogar partidas difíceis muito perto umas das outras. É uma situação em que preferíamos não nos encontrar».
«É diferente jogar jogos tão apertados em tão pouco tempo. Acontece. Quem joga nas taças costuma jogar três jogos, então às vezes há adiamentos para dar às equipas italianas a oportunidade de se prepararem da melhor maneira possível na Europa. Isso não aconteceu conosco e é uma grande falha», acrescentou o treinador da Atalanta.
O principal culpado pelos resultados recentes da Atalanta será, na ótica de Gasperini, o apertado calendário da sua equipa: «O jogo contra o Inter veio num momento em que precisávamos ter um pouco de fôlego entre os jogos. Vamos jogar quase sem nos prepararmos, essa é a única grande dificuldade».
Na sua análise, Gasperini relembrou uma frase do dramaturgo francês Pierre Corneille que dizia «vencer sem riscos é triunfar sem glória». O treinador italiano explicou: «Se vencermos aqui [Alvalade], vamos cobrir-nos de glória. Vencer contra equipas fortes dá mais satisfação. Nos últimos anos sempre cultivei, mesmo quando desafiava equipas fortes, a ideia de poder sempre ganhar. Isso sempre foi o que me alimentou».