Sporting: capitães a prazo. Quem assume passagem de testemunho?
Adán, Coates e Neto, líderes de balneário na era Amorim, terminam contrato no final da temporada. SAD vai falar individualmente com cada um e futuro está em aberto. Mas já se perfilam outros candidatos para a linha de sucessão...
São três nomes que fazem parte do núcleo duro do plantel desde a chegada de Amorim a Alvalade: Adán (36 anos), Coates (33) e Luís Neto (35). Juntos, imagine-se, somam um número impressionante de jogos com a camisola dos leões: 621! São eles, grande parte das vezes, a voz do treinador dentro de campo. Cada um com papel bem definido. E, por isso, foram eleitos, de forma unânime, como os três capitães que tiveram a missão de liderar a equipa nas últimas temporadas.
Um estatuto que poderá perder-se no final de 2023/2024, pois, convém lembrar, este é o trio que se encontra em final de contrato com os leões. Para já, com os olhos postos nos objetivos da temporada, nenhum projeta o futuro. Todos os cenários estão em aberto.
Nesse sentido, sabe A BOLA, todos estes casos serão tratados individualmente. Mas, só no final da época, de forma a não retirar o foco da luta pelo título. A SAD irá sentar-se à mesa com cada um deles e avaliar o passo a seguir no futuro. Certo é que, independentemente das decisões, já se perfilam alguns candidatos no plantel a assumir o legado deste trio.
Comecemos por Adán, talvez o caso mais complicado. O espanhol, que tinha uma cláusula de renovação automática, lesionou-se a dois jogos de atingir os 30 jogos para garantir essa continuidade. Que, para já, está... tremida. Até porque, tal como A BOLA adiantou, os leões pretendem contratar mais uma opção para a baliza na próxima época e Franco Israel, jovem uruguaio, tem vindo a dar garantias neste período em que o experiente espanhol está afastado. Além disso, Adán, que tem um dos vencimentos mais elevados do plantel, saberá que uma continuidade obrigará a outras condições contratuais. E perda de... estatuto.
Já Coates, 33 anos, peça indiscutível de Amorim (mesmo antes da chegada deste...) continua a ter papel importante. E uma renovação poderá depender, em muito, daquilo que será o futuro do próprio... treinador que, de resto, por diversas ocasiões já destacou as funções do uruguaio dentro e fora de campo.
Por fim, Luís Neto, 35 anos, nome respeitado, sobretudo entre os mais jovens, também tem o futuro em aberto. Sem a influência de outrora, dentro de campo, Neto é visto como um elemento fundamental para a passagem de valores aos mais novos. Ficar em Alvalade, como jogador ou com outras funções, é algo que se encontra em cima da mesa. Independentemente do que possa vir a acontecer... uma certeza: aproxima-se uma mudança de ciclo no leão, já com nomes em cima da mesa...
Passagem de testemunho a...
Morten Hjulmand - Um líder natural
Médio dinamarquês, de 24 anos, foi um dos reforços que catapultaram o leão para um nível de excelência esta época. Além da determinação e entrega, o nórdico, que também foi capitão no Lecce (Itália) assume-se como voz da liderança pele exemplo que dá dentro e fora de campo.
Gonçalo Inácio - E se sair no fim da época?
Sem estes três (Adán, Coates e Neto), Inácio é o nome mais forte para assumir a braçadeira, algo que, de resto, já vem acontecendo nos últimos anos. Porém, sendo um dos nomes mais cobiçados no mercado leonino, a dúvida, nesta fase, é se irá continuar ou não. Até lá... é um dos líderes
Daniel Bragança - Perfil ‘Made in Alcochete’
Aos 24 anos, o médio, formado em Alcochete, já faz parte do lote de capitães e esse estatuto no plantel, ao que tudo indica, será reforçado em 2024/2025 com a possível saída de algumas das referências do grupo. O médio com ADN Sporting encaixa no perfil de liderança desejado.