Sporting B: João Gião oficializado (fotogaleria)
Pedro Figueiredo, João Peixeiro e Marco Sousa são os adjuntos que acompanham o treinador
O Sporting oficializou, esta quinta-feira, a contratação de João Gião para assumir o comando técnico da equipa B, após a saída de João Pereira para a Turquia.
Pedro Figueiredo, João Peixeiro e Marco Sousa são os adjuntos, sendo que a nova equipa técnica contará ainda com o treinador de guarda-redes Dário Ezequiel, o analista André Gonçalves e o preparador físico Tomás Azevedo, que transitam da anterior.
Em declarações aos canais de comunicação dos verdes e brancos, João Gião sublinhou «a fantástica sensação» de chegar a um «clube com uma enorme história» e mostrou-se «muito feliz pela oportunidade de integrar uma estrutura que em nada deve» à dos melhores emblemas mundiais.
«O Sporting é, não de agora, uma referência no futebol de formação. Isso é inegável. A exigência passa por dar continuidade ao que de bom tem sido feito na formação de jovens para o alto rendimento e para patamares de topo do futebol mundial», realçou.
Instado a apresentar-se aos sportinguista, Gião não hesitou: «Esta etapa surge numa linha de continuidade e com alguma naturalidade. Desenvolvi tarefas diversas em várias equipas técnicas, em contextos nacionais e internacionais. Experienciei também contexto de futebol de formação, enquanto coordenador técnico em clubes portugueses e europeus. Tudo isto é importante numa equipa com características particulares, que exige alguém com experiência quer a nível de futebol de formação quer a nível de futebol principal.»
A estas características, o novo timoneiro verde e branco somará ainda «muito trabalho, dedicação, exigência e rigor de toda a equipa técnica, de forma alcançar os objetivos propostos - sobretudo, concluir da melhor forma aquela que é a última etapa que marca a transição para o futebol profissional de um jogador do Sporting.»
Já de olho no seu jogo de estreia, frente ao Amarante, no próximo domingo, o treinador fez a antevisão: «Há vários jogadores a chegar das selecções jovens e não teremos muito tempo para preparar o jogo. Mas esse é o dia a dia de uma equipa B. Estes contextos internacionais onde os jogadores estão inseridos são fantásticos para o seu desenvolvimento. Nessa linha de raciocínio, há muitos atletas integrados também na equipa A. Portanto, tentaremos preparar o jogo de domingo da melhor forma, sabendo destas condicionantes perfeitamente naturais. A equipa B tem como principal objectivo servir a equipa A, com os jogadores o mais possível preparados para nela se afirmarem. Depois, e logicamente, num clube como este a mentalidade passa por entrar para ganhar em todos os jogos. É essa a exigência que vamos colocar aos atletas.»