Sporting-Aves SAD: leão prepara assalto à baliza de Ochoa
Sporting teve arranque de época imaculado: cinco vitórias em cinco jogos (GrafisLab)

ANTEVISÃO Sporting-Aves SAD: leão prepara assalto à baliza de Ochoa

Equipa de Alvalade quer manter invencibilidade e (voltar) a não sofrer golos, perante adversário que já marcou nas cinco jornadas da Liga

Após vitória frente ao Lille (2-0), em jogo da Liga dos Campeões, o Sporting volta a concentrar atenções na Liga. Nesta que é a 6.ª jornada, os leões recebem o Aves SAD tendo como foco manter a invencibilidade e, consequentemente, liderança na prova.  

O arranque de época dos leões está a ser extremamente positivo, com 15 pontos somados, tantos quanto os possíveis, 19 golos marcados e apenas dois sofridos, frente a Rio Ave e Nacional, com o inevitável Gyokeres a ter oito golos e uma assistência na conta pessoal, seguido por Pedro Gonçalves (quatro golos e três assistências) e Trincão (três golos e uma assistência). Pedro Gonçalves não está disponível para este jogo devido a lesão (ler mais abaixo), mas é certo que o Sporting apresentará trio ofensivo para assaltar a baliza à guarda de Ochoa, guarda-redes mexicano, de 39 anos, que se estreou pelo Aves SAD na última ronda, com exibição de luxo.

Refira-se que o jogo vai ser dirigido pelo árbitro Ricardo Baixinho (AF Lisboa), que terá como assistentes Paulo Brás e Diogo Pereira, enquanto Fá Sanhá é o 4.º árbitro: O VAR/AVAR estará a cargo de Rui Costa e João Bessa Silva.

Ricardo Baixinho foi o árbitro nomeado para dirigir o jogo de hoje em Alvalade (A BOLA)

CONTRARIEDADES PARA AMORIM

Foi o próprio treinador a divulgar, ontem, em conferência de imprensa, que aumentaram os clientes do departamento médico. Marcus Edwards e Pedro Gonçalves juntaram-se a Kovacevic, Diogo Pinto, St. Juste, Eduardo Quaresma e Gonçalo Inácio.

Ambos têm de parar devido a lesões musculares, sendo que a A BOLA apurou que Pedro Gonçalves deve falhar entre dois a três jogos, com a situação do inglês a não ser muito diferente.

Onze provável (3x4x3): Franco Israel; Debast, Diomande e Matheus Reis; Quenda, Hjulmand, Daniel Bragança e Nuno Santos; Trincão, Gyokeres e Harder
Lesionados: Kovacevic, Diogo Pinto, Gonçalo Inácio, St. Juste, Eduardo Quaresma, Marcus Edwards e Pedro Gonçalves

O que disse o treinador Rúben Amorim: «Olhámos para as características e forma de jogar desta equipa. Também olhámos para o Gil [Vicente] do ano passado, principalmente para o que fez em Alvalade. Temos dúvidas de como se vão apresentar defensivamente. Ofensivamente, não temos tantas dúvidas. Fomos fazer um reconhecimento para ser mais fácil porque não tivemos assim tanto tempo para preparar o jogo. Foi tentar não transmitir muitas dúvidas aos nossos jogadores para não os confundir, sabemos como vamos defender e atacar.»

AVES É SINÓNIMO DE GOLO

O Aves SAD chega a Alvalade vindo de uma vitória caseira frente ao Rio Ave, após derrota nos Açores (1-2 frente ao Santa Clara), sendo que nas jornadas anteriores venceu o V. Guimarães (1-0), perdeu com o Gil Vicente (2-4) e empatou com o Nacional (1-1).

Mas, o dado estatístico que aqui merece ser realçado é o facto dos avenses terem marcado, pelo menos, um golos nos cinco jogos da Liga já cumprido, não tendo, contudo, um homem-golo, já que Nenê apenas tem dois tentos (está lesionado e não defronta o Sporting), seguindo-se John Mercado, Kiki Afonso, Jaume Grau e Vasco Lopes.

Um alerta para os leões, que há três jogos que não sofrem golos (dois para a Liga e um na Liga dos Campeões), sendo que Franco Israel avançou para a baliza (nos últimos dois jogos) face a lesão de Kovacevic (entorse no joelho esquerdo).

Refira-se que o avançado Rodrigo Ribeiro, emprestado pelo Sporting, à luz dos regulamentos não pode jogar, e Zé Luís, 33 anos, que se juntou ao plantel avense nos últimos dias também não será opção.

Onze provável (4x2x3x1x): Ochoa; Léo Alaba, Baptiste Roux, Devenish e Kiki Afonso; Gustavo Assunção e Jaume Grau; Vasco Lopes, Lucas Piazón e John Mercado; Samuel Granada
Lesionados: Lucas Moura e Nenê

O que disse o treinador Vítor Campelos: «Estrategicamente temos a nossa ideia de jogo, com muito respeito pelo adversário e tentando ser o Aves SAD ambicioso e organizado. Sabemos do poderio do Sporting e da boa época que está a fazer, mas temos de acreditar nas nossas capacidades. Estão num bom momento, têm uma equipa recheada de excelentes jogadores e, ao longo do tempo, foram aperfeiçoando comportamentos que agora são mais difíceis de contornar. Têm muita variabilidade do jogo exterior e interior. É uma equipa muito completa.»