Sporting: Amorim prepara surpresas no onze
Paulinho e Gyokeres podem jogar juntos na frente. ANDRÉ ALVES/ASF

Sporting: Amorim prepara surpresas no onze

NACIONAL29.12.202321:21

Bragança recupera da gripe mas deve começar o jogo com o Portimonense no banco de suplentes; Pedro Gonçalves deve recuar o que abre a perspetiva de Paulinho acompanhar Gyokeres no ataque

O Sporting entra este sábado em campo no terreno do Portimonense — 20.30 horas na 15.ª jornada da Liga — com três habituais titulares fora das contas de Rúben Amorim. Um deles, Hjulmand, que cumpre castigo, abriria a porta do onze a Daniel Bragança mas o português só esta sexta-feira recuperou de gripe e prepara-se para começar o jogo no banco de suplentes. Por isso deve Pedro Gonçalves recuar no terreno, do ataque para o miolo, para abraçar uma posição que já não é a sua habitual mas que conhece bem.

Pedro Gonçalves conhece bem a posição no meio-campo. MIGUEL NUNES/ASF

Bragança foi titular e grande figura do jogo com o Tondela (2-1), com um golo e uma assistência para ajudar a carimbar o passaporte para a final four da Taça da Liga. Preparava-se o camisola 23 dos verdes e brancos para manter a titularidade, agora em Portimão, mas uma gripe afastou-o dos treinos na quarta e na quinta-feira. Só esta sexta-feira o médio voltou aos treinos e por isso Rúben Amorim prepara-se para optar por fazer recuar Pedro Gonçalves no terreno, assumindo um lugar mais ofensivo no meio-campo, onde fará dupla no miolo com Morita, que se prepara para partir para a Taça Asiática — Hjulmand viu série de cinco cartões amarelos no campeonato e por isso é carta fora do baralho de Amorim.

Daniel Bragança não se treinou na quarta e na quinta-feira. IMAGO/AFLOSPORT

É nesta linha de quatro no meio-campo que surge dúvida. Esgaio à direita e Nuno Santos à esquerda? Ou Geny Catamo pode baralhar as contas antes de partir para o Campeonato Africano das Nações? Uma entrada do moçambicano, mais natural para a direita mas não inédita na esquerda, levará a que um dos alas mais habituais comece como suplente.

Na frente haverá novidade, porque Pedro Gonçalves ao recuar abrirá uma vaga à esquerda. Gyokeres, o goleador do Sporting — 17 golos e seis assistências em 20 jogos —  e grande figura deste campeonato é intocável e pode este sábado ter a companhia de Paulinho, o outro ponta de lança da equipa e que já conviveu, e com sucesso, com o sueco — como o próprio Gyokeres já avisou que por vezes torna a equipa mais perigosa e que foi também reconhecido por Rúben Amorim na conferência de imprensa de antevisão do jogo. A completar o trio de ataque, pelo lado direito,   o extremo inglês Marcus Edwards.

A defesa

Na defesa também o treinador tem de inovar. Porque Sebastián Coates está a recuperar de problema físico no joelho e porque Gonçalo Inácio também completou série de cartões amarelos e por isso cumpre jogo de castigo. Ao centro, no lugar do uruguaio, deve avançar então Diomande — o marfinense faz o último jogo antes de partira para o CAN —, que assim abre vaga da direita do trio de defesas. Luís Neto ou Eduardo Quaresma estão na frente para agarrar o lugar, neste caso com o mais veterano em vantagem sobre o mais jovem. Na esquerda, deverá ser Matheus Reis a assumir a titularidade que na baliza certamente será entregue a Antonio Adán.