Soares Dias revela dia em que comunicou que ia deixar de ser árbitro

NACIONAL20.08.202412:05

Decisão estava tomada há um ano; quis sair já e comunicou-o informalmente após o Euro

No dia em que dá uma grande entrevista a A BOLA em que explica, entre tantos assuntos, a decisão de deixar de arbitrar, Artur Soares Dias esclarece também algumas datas das suas decisões.

«Quando o Roberto Rosetti, meu chefe da arbitragem da UEFA, se despediu de mim, eu disse-lhe que tinha acabado a carreira. Essa decisão foi comunicada a ele e a todos os outros intervenientes da arbitragem portuguesa. Tinha planeado acabar aos 45 anos», diz em entrevista a A BOLA.

Artur Soares Dias: «Vou continuar no futebol»

20 agosto 2024, 09:15

Artur Soares Dias: «Vou continuar no futebol»

Aos 45 anos, Artur Soares Dias, árbitro internacional de largo currículo, decidiu terminar uma carreira que incluiu Europeus, Mundiais, Jogos Olímpicos e finais europeias. E decidiu dar esta entrevista a A BOLA

Num longo post no Instagram, ilustrado por uma foto em que veste uma camisola assistido pelo pai, também árbitro, Manuel, Soares Dias explica: «Agora decido terminar este capítulo com um ano de antecedência (….) tendo comunicado pessoalmente ao conselho da arbitragem da FPF e da UEFA no último dia de participação do Euro e formalmente no dia 8 Agosto».

Eis o comunicado na íntegra:

«Em 1996, iniciei uma caminhada com apenas 17 anos e nunca imaginei que fosse tão longa e repleta de tanto sucesso! Foram centenas de desafios, que sempre se pautaram pelo rigor e a disciplina, não obstante os erros que cometi e que com eles muito sofri. Tudo com muito trabalho, resiliência, dedicação e acerto!
Um caminho que somente foi possível na companhia de várias pessoas que muito me ajudaram e fizeram que eu fosse, não só um melhor atleta, mas também uma melhor pessoa.
A todos vós MUITO OBRIGADO!!!
E como todo este feliz capítulo da minha vida tem um início e um fim que só depende de mim, até porque quando decidi ser árbitro fi-lo contra a vontade do meu Pai, agora decido terminar este capítulo com um ano de antecedência, pois acho que tenho de dar o lugar aos mais novos, tendo comunicado pessoalmente ao conselho da arbitragem da FPF e da UEFA no último dia de participação do Euro e formalmente no dia 8 Agosto!

E também vos quero deixar mais um compromisso: o meu Futuro será sempre com o Desporto, pois essa é, também, a minha Paixão !
Ao meu Pai, à Júlia, à Joana, à Xany, à Bia e ao Bernardo MUITO OBRIGADO por serem os meus pilares. Chegou agora o momento de vos dar tudo aquilo que vos tirei durante anos!
Nota : Foto tirada com o meu Pai, em 1996, no Estádio dos Barreiros aquando do último jogo da carreira dele e o início da minha caminhada!»