Schmidt protegeu Grimaldo para jogo decisivo na Luz 

Benfica Schmidt protegeu Grimaldo para jogo decisivo na Luz 

NACIONAL23.05.202316:11

Um cenário pouco habitual ao longo desta temporada. A substituição de Álex Grimaldo - um dos melhores em campo durante o dérbi - a quatro minutos do final da partida, não deixou de surpreender, tendo em conta o momento, quando as águias estavam numa fase de pressão para tentar reduzir a desvantagem que então ainda se registava. Grimaldo, substituído por Mihailo Ristic (há quase quatro meses que não jogava) ao minuto 86, foi, na realidade, protegido por Roger Schmidt, preocupado com a eventualidade do espanhol poder receber um cartão amarelo que o tiraria da jornada decisiva, no próximo sábado.


O lateral-esquerdo estava em perigo de falhar o próximo jogo - à bica com quatro amarelos - e depois de já ter visto António Silva, pelas mesmas razões, ficar impedido de disputar o jogo com o Santa Clara, Schmidt não quis colocar Grimaldo em risco de um eventual cartão na fase final da partida, tendo em conta a intensidade que os jogadores de ambas as equipas estavam a colocar em campo. Sem António Silva, com Bah a regressar, uma eventual ausência de Grimaldo obrigaria  Roger Schmidt a inéditas mudanças no quarteto defensivo. O lateral cedeu, assim, o lugar a Mihailo Ristic, que fez apenas os primeiros minutos após longa paragem devido a uma lesão.

O espanhol está, pois, nos planos de Roger Schmidt para a derradeira jornada do campeonato na qual ficará decidido o campeão da atual edição da Liga. As águias estão em situação favorável para festejarem em casa e o alemão quer a equipa na máxima força, contando para isso com a presença do defesa espanhol, que já confirmou a mudança para o Bayer Leverkusen na próxima temporada.

Na sua última temporada de águia ao peito, Grimaldo tem sido um dos mais influentes da equipa. É o jogador de campo com mais minutos (4731’), apenas atrás do guarda-redes Vlachodimos (4800’). Participou  e foi sempre titular em 53 dos 54 jogos da águia (não foi utilizado na receção ao Rio Ave, na 9ª jornada), sendo substituído em dez jogos, embora na maior parte deles em cima do minuto 90. Apontou sete golos e rubricou 14 assistências. Terá, por isso, direito a despedir-se no palco principal das águias depois de sete anos e meio de uma relação bastante intensa.