Bracarenses e gilistas vêm de igualdades na última jornada da Liga; A jogar em casa, o histórico é claramente favorável aos arsenalistas; Na primeira volta, em Barcelos, o jogo terminou com empate a três.
SC Braga e Gil Vicente defrontam-se, hoje às 18 horas, no Estádio Municipal de Braga, em mais um dérbi da região minhota que marca a jornada 26 da Liga. Ambas as equipas vêm de empates sem golos na última ronda do campeonato e, por isso, procuram o regresso aos triunfos. Do lado dos bracarenses, a busca pelos três pontos passa pela aproximação ao 3.º lugar, assim como fugir da perseguição do 5.º classificado que é o V. Guimarães. Já os gilistas pretendem ficar ainda mais seguros na tabela classificativa, somando pontos que deixariam o clube bem mais aliviado quanto à perspetiva de permanência no principal escalão do futebol nacional.
SC Braga
Os bracarenses vêm de um empate (0-0), na visita ao terreno do Rio Ave, mas antes disso a sequência de resultados era de quatro vitórias consecutivas, ou seja, não perdem há cinco partidas. Algo que é indicativo do bom momento que a equipa atravessa, apesar de ter ficado mais longe do 3.º lugar na última ronda.
Mas, essa busca pelo pódio é a principal motivação da equipa, neste momento, pois está apenas concentrada no campeonato, sendo que também tem de tomar atenção a quem vem atrás, pois o rival V. Guimarães está a somente três pontos de distância.
A jogar em casa - e também no geral -, o histórico é, claramente, favorável aos arsenalistas neste duelo de vizinhos do Minho. No total dos 36 jogos realizados na cidade dos Arcebispos, os bracarenses venceram 26, sendo que este dérbi terminou empatado em sete ocasiões e os gilistas apenas levaram a melhor por três vezes.
Dados que dão uma confiança extra à equipa orientada por Artur Jorge, que somou as primeiras derrotas, em casa, frente ao Gil Vicente, nas longínquas épocas de 1990/91 (1-2) e 1992/93 (0-1). Mas, o terceiro desaire surgiu há pouco tempo, em 2021/22, com o SC Braga a ser surpreendido, novamente, por 0-1.
Na análise ao números totais, o favoritismo continua a estar todo do lado dos bracarenses, pois nos 70 encontros, em todas as competições, ganhou 40 e perdeu apenas 12, sendo que 18 partidas terminaram empatadas, tal como a do Estádio Cidade de Barcelos esta temporada.
Domínio avassalador do SC Braga nas receções ao Gil Vicente; mais um dérbi minhoto na Liga e como foi emocionante na 1.ª volta; arsenalistas querem apertar com o FC Porto e fugir da perseguição do Vitória.
Figura: Simon Banza. O avançado internacional pela República Democrática do Congo é o jogador em maior evidência na presente temporada, mesmo tendo estado ausente no CAN. O artilheiro ocupa o 2.º lugar na luta pela BOLA de PRATA, com 18 golos na Liga, mas no total leva 20 e ainda duas assistências. Desde que regressou do torneio africano, em seis jogos, Banza apontou seis golos, sendo que também marcou (pontapé de bicicleta) na última jornada, mas o lance acabou invalidado por fora de jogo.
O que disse Artur Jorge: “Foi um jogo que nos marcou de uma forma especial, pelo contexto em que tivemos de ir em busca do resultado e pelo que trouxemos desse jogo de Barcelos. Ambição de uma equipa que tem, e isso viu-se esta semana, uma energia muito positiva. Somar três pontos que nos fugiram na 1.ª volta, pois o Gil roubou-nos esses pontos e temos de os recuperar. Um adversário difícil, mas que com ambição e a atitude certa, podemos ter sucesso na nossa missão que passa por vencer o jogo.”
Treinador do SC Braga confirmou notícia de A BOLA sobre interesse dos russos; técnico admitiu que não apreciou certos momentos e gestos vindos da bancada; reforça que está comprometido com o projeto dos bracarenses; arsenalistas recebem o Gil Vicente este sábado na 26.ª jornada da Liga.
Gil Vicente
Tal como o SC Braga, o Gil Vicente também vem de um empate sem golos, na última ronda, na receção ao Chaves, mas a equipa orientada por Vìtor Campelos não perde há quatro partidas consecutivas, sendo que somou três igualdades e uma vitória. Os gilistas vão à procura de algo que não têm conseguido fazer com grande frequência, ou seja, vencer na Pedreira.
Mas, o jogo da primeira volta e o facto de que com mais três pontos a equipa poder aliviar bastante o peso da luta pela permanência, são motivos suficientes para a confiança estar em alta, num jogo de emoções como é um dérbi minhoto.
Na primeira volta, o Gil Vicente até esteve a ganhar por 2-0, deixando depois o SC Braga dar a volta ao resultado, mas ainda foi capaz de reagir e chegar ao empate a três. Uma demonstração de resiliência, por parte de uma equipa que tem feito um caminho seguro e que, neste momento, ocupa a oitava posição no campeonato, com 28 pontos, mas a zona do playoff de descida está a escassos seis pontos e a de descida a sete.
Assim, uma vitória em Braga que daria 31 pontos aos barcelenses seria uma grande alívio nas contas finais da luta pela permanência, deixando a equipa em boa posição e mais solta para as jornadas restantes da Liga.
Lesionados: Kiko Pereira, Zé Carlos e Afonso Moreira.
Figura: Murilo. O extremo brasileiro, de 29 anos, até ficou no banco no último encontro com o Chaves, mas é uma das principais armas ofensivas desta equipa do Gil Vicente. Murilo joga, normalmente, pelo lado direito fazendo uso da sua técnica e velocidade para protagonizar incursões para o meio e explorar o seu pé esquerdo. Na presente temporada soma quatro golos, mas mais imporante e tendo em conta o seu estilo de jogo, já contabiliza seis assistências para os companheiros faturarem.
O que disse Vítor Campelos: “Creio que estão reunidas todas as condições para um bom jogo amanhã. Sei que vamos ter apoio dos nossos adeptos, em bom número, são muito importantes. Com base no jogo da primeira volta, que terminou empatado [3-3] com muitos golos, prevê-se que volte a ser um bom jogo, com duas equipas que procuram jogar e ganhar. Sabemos da mais-valia do SC Braga e da sua qualidade. Respeitando o adversário, mas querendo os três pontos.”