SC Braga: Pedreira é terreno fértil no jogo com os galos
Gil Vicente e SC Braga protagonizaram jogo louco em Barcelos (Foto: HUGO DELGADO/LUSA)

SC Braga: Pedreira é terreno fértil no jogo com os galos

NACIONAL14.03.202416:53

Domínio avassalador do SC Braga nas receções ao Gil Vicente; mais um dérbi minhoto na Liga e como foi emocionante na 1.ª volta; arsenalistas querem apertar com o FC Porto e fugir da perseguição do Vitória.

A jogar em casa, no Estádio Municipal de Braga, os arsenalistas não têm dado muitas hipóteses aos vizinhos de Barcelos, sendo que os números demonstram um domínio avassalador por parte do SC Braga. No total dos 36 jogos realizados na cidade dos Arcebispos, os bracarenses venceram 26, sendo que este dérbi terminou empatado em sete ocasiões e os gilistas apenas levaram a melhor por três vezes.

Dados que dão uma confiança extra à equipa orientada por Artur Jorge, que somou as primeiras derrotas, em casa, frente ao Gil Vicente, nas longínquas épocas de 1990/91 (1-2) e 1992/93 (0-1). Mas, o terceiro desaire surgiu há pouco tempo, em 2021/22, com o SC Braga a ser surpreendido, novamente, por 0-1.

Na análise ao números totais, o favoritismo continua a estar todo do lado dos bracarenses, pois nos 70 encontros, em todas as competições, ganhou 40 e perdeu apenas 12, sendo que 18 partidas terminaram empatadas, tal como a do Estádio Cidade de Barcelos esta temporada.

Tendo em conta a partida da 1.ª volta, na qual não faltou emoção e também muita chuva, a partida deste sábado tem tudo para ser um bom espetáculo. Recorde-se que terminou com seis golos (3-3) e que houve recuperação do SC Braga de uma desvantagem de dois golos, pois até ao minuto 72 perdia por 0-2. Em dez minutos (Banza 72, André Hora 78 e 82), os arsenalistas deram a volta ao texto, mas deixaram fugir os três pontos aos 88’.

Mesmo já não contando com o irmão mais novo dos Horta (emprestado ao Olympiacos em janeiro) e com o mais velho ainda lesionado, a crença em Simon Banza sobe de tom, até porque o melhor marcador do SC Braga e segundo classificado na luta pela BOLA de PRATA, com 18 golos, apenas não marcou no último jogo (em Vila do Conde), desde que voltou do CAN. No entanto, a sua média não foi afetada, pois nesses seis encontros apontou seis golos (um por jogo), tendo ainda somado duas assistências.

Em caso de vitória, os bracarenses apertam com o FC Porto, aproximando-se do 3.º lugar e também aproveitam para colocar a diferença para o 5.º classificado, o V. Guimarães, em seis pontos, esperando pelo que os vimaranenses façam em Chaves.