SC Braga: Sikou Niakaté aponta aos galos
Central já se tem treinado, de forma condicionada, com os restantes companheiros; possível regresso na receção ao Gil Vicente, este sábado; Horta e Marín ainda longe de serem opções.
Apesar de ainda se treinar de forma condicionada, Sikou Niakaté já se tem juntando aos restantes companheiros nos relvados da Academia do SC Braga, nos últimos dias e, por isso, pode mesmo regressar à opções de Artur Jorge para a receção ao Gil Vicente, este sábado, a contar para a 26.ª jornada da Liga.
O central, internacional pelo Mali, sofreu um lesão na coxa direita no jogo da 2.ª mão do 'play-off' da Liga Europa no Azerbaijão, frente ao Qarabag, no qual esteve em campo 120 minutos, tendo pago a fatura do esforço extra, numa partida em que o SC Braga procurou dar a volta à eliminatória.
Desde então, não fez qualquer minuto, tendo falhado os três últimos encontros dos arsenalistas, todos para o campeonato. Mas, vem aí mais um dérbi da região minhota e Niakaté vai dando passos importantes na sua recuperação física. Dificilmente será opção para o onze que o treinador Artur Jorge vai apresentar nesta receção aos gilistas, mas pode voltar às convocatórias e ao banco de suplentes. Quem continua, definitivamente, indisponível é o capitão Ricardo Horta e o lateral-esquerdo Adrian Marín.
Mesmo que estivesse em plenas condições, a dupla de centrais composta por Paulo Oliveira e Serdar tem dado boas indicações, sendo a responsável por três jogos consecutivos sem sofrer quaisquer golos. José Fonte também não tem saído do banco, sendo que não joga há quatro partidas. Ou seja, o eixo defensivo deve manter-se o mesmo no jogo de sábado, sendo que pode haver mais uma opção para a posição.
Sikou Niakaté, antes desta lesão, vinha numa sequência de três encontros nas escolhas iniciais do técnico dos bracarenses, tendo recuperado o lugar, praticamente, logo a seguir ao seu regresso do CAN, em que representou o seu país. Antes disso, o central foi quase sempre titular quando esteve disponível, com a exceção de três partidas - em duas não foi utilizado e noutra entrou. No total da temporada, Niakaté contabiliza um total de 23 utilizações, 21 como titular e duas enquanto suplente.