SC Braga: Bruma regressa, Horta fica de fora
Bruma, avançado do SC Braga (IMAGO / sportphoto24)

SC Braga: Bruma regressa, Horta fica de fora

NACIONAL20.02.202416:10

Extremo de volta aos convocados após um mês de ausência; capitão falha mesmo a viagem ao Azerbaijão; inspiração no playoff de 2021/22.

Bruma é a grande novidade nos convocados do SC Braga para a deslocação ao Azerbaijão, em que vai procurar dar a volta ao resultado negativo de 2-4, frente ao Qarabag, na 2.ª mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. O extremo de 29 anos parou há cerca de um mês, após ter sido sujeito a uma intervenção cirúrgica devido a lesão meniscal no joelho direito.

A última partida do internacional português foi frente ao Famalicão, tendo saído do banco aos 71 minutos, a 18 de janeiro. O tempo de recuperação era de entre quatro a seis semanas e, por isso, Bruma ficou pronto dentro desse período, sendo que já trabalhou com a equipa nos últimos dias e pode mesmo ser opção para Artur Jorge neste encontro, se bem que deve iniciar o mesmo na condição de suplente. Bruma também viaja com a equipa para ajudar com a sua experiência e devido à importância que tem junto do grupo.

Recorde-se, igualmente, que o avançado é o melhor marcador da equipa nas competições europeias, tendo um total de cinco golos (três nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões e dois na fase de grupos), assim como conta com duas assistências para os seus companheiros. Sete contribuições diretas para golo, algo que apenas é igualado pelo grande ausente desta convocatória, Ricardo Horta.

O capitão estava em dúvida e vai mesmo ficar por Braga, falhando assim o seu terceiro jogo consecutivo. Os bracarenses ficam privados de um dos jogadores mais influentes, num encontro em que vão à procura de fazer história. Também Adrián Marin, lateral-esquerdo, continua lesionado e segue a sua recuperação.

A tarefa do SC Braga adivinha-se hercúlea, pois tem de recuperar de uma desvantagem de dois golos, no terreno do adversário. Os tentos conseguidos fora de portas já não valem a dobrar, portanto qualquer resultado positivo por dois de diferença permite empatar a eliminatória e, se for por mais, os arsenalistas asseguram presença nos oitavos de final da Liga Europa.

Como inspiração, apesar de ser um pouco diferente, a equipa de Artur Jorge tem o play-off com o Sheriff, da Moldávia, na temporada 2021/22. Na altura, o SC Braga orientado por Carlos Carvalhal perdeu fora por 0-2, tendo depois vencido em casa pelo mesmo resultado e garantido o apuramento no desempate por penáltis.