Rui Borges a um passo de fazer história no V. Guimarães
Rui Borges cumprimentaGonzalo Garcia (LUSA)

Rui Borges a um passo de fazer história no V. Guimarães

NACIONAL16.08.202420:01

Triunfo diante do Estoril na segunda jornada pode dar um recorde nunca alcançado pelo emblema de Guimarães; Rui Borges parte em busca da sexta vitória consecutiva no arranque de época

O Vitória de Guimarães arrancou a nova temporada em grande estilo, alimentando o entusiasmo dos seus adeptos. Sob a liderança de Rui Borges, a equipa soma cinco vitórias em cinco jogos oficiais, com quatro triunfos na qualificação para a Liga Conferência e um no campeonato.

Depois de vencer o Arouca por 1-0 fora de casa na primeira jornada da Liga, o Vitória de Guimarães prepara-se agora para o primeiro jogo do campeonato no Estádio D. Afonso Henriques, onde receberá o Estoril no domingo, às 18 horas.

Se vencer os canarinhos, Rui Borges fará história ao alcançar o melhor arranque de temporada de sempre na história do Vitória de Guimarães. Em 2019/20, Ivo Vieira empatou ao sexto jogo da época (1-1) frente ao Boavista para o campeonato, depois de uma série de resultados semelhantes (quatro na qualificação para a Liga Europa e outro na Taça da Liga)

Mas o desafio de Rui Borges não se esgota aqui. Uma vitória na segunda jornada igualará o número (6) de vitórias consecutivas pelo clube, alcançado em 1995/96, deixando-o a apenas um triunfo de igualar o feito de 1989/90, com sete vitórias consecutivas. Convém lembrar que, em 2016/17, o Vitória também conseguiu sete vitórias seguidas no campeonato, mas a sequência foi interrompida devido a uma derrota frente ao Chaves na Taça de Portugal.

A formação de Guimarães já conta com sete vitórias consecutivas registadas no arranque de uma época, em 1939/40, mas o clube encontrava-se a disputar a II Divisão da Série Minho.

Até ao momento, o Estádio D. Afonso Henriques já foi palco de duas vitórias importantes: 4-0 sobre o Floriana na segunda pré-eliminatória e 2-0 frente ao Zurique na terceira pré-eliminatória, ambas na segunda mão da corrida para a fase final da Liga Conferência. Fora de portas, o Vitória também não deixou os seus créditos por mãos alheias, triunfando sobre os malteses por 1-0 e sobre os suíços por 3-0.

Além das vitórias, o Vitória de Guimarães tem encantado os seus adeptos com exibições de qualidade, fruto do trabalho meticuloso de Rui Borges. Com poucas alterações no plantel e sem a presença do goleador Jota Silva, que rumou ao Nottingham Forest, o treinador de 43 anos conseguiu implementar uma dinâmica coesa na equipa. Um exemplo disso é a adaptação de Ricardo Mangas a extremo, papel em que já resultou em três golos na Liga Conferência. A solidez defensiva também tem sido notável, com Bruno Varela a manter a baliza inviolada, mérito que se deve igualmente à organização defensiva da equipa, cuidadosamente trabalhada por Rui Borges.

Rui Borges e a sua equipa têm, assim, a oportunidade de escrever um novo capítulo na história do clube, à medida que continuam a somar vitórias e a conquistar a confiança dos adeptos.