Renato Sanches está a chegar
Começou treinar-se depois dos companheiros, cumpre plano físico específico mas integra exercícios com a equipa. Plano prevê utilização gradual. Avaliação esta semana determina se é convocado sábado
Renato Sanches acelera para a estreia no Benfica e isso até poderá acontecer sábado com o Casa Pia, desde que a resposta do médio de 26 anos nos treinos continue a ser positiva e que receba luz verde depois da avaliação técnica, física e médica no fim da semana. Os sinais têm sido animadores e já não faltará muito para os benfiquistas voltarem a vê-lo de águia ao peito.
Na conferência de Imprensa de antevisão do jogo com o Famalicão, Roger Schmidt foi bem claro na análise à situação do reforço. Reconheceu a sensibilidade em relação à condição física de Renato Sanches, que na última época esteve em campo apenas 12 vezes na Roma.
«Conhecemos a situação do Renato. Mas é por essa situação que está a jogar agora no Benfica. Se estivesse sempre disponível e ao mais alto nível, talvez o regresso dele não fosse possível. Há um pequeno risco, confiamos no departamento médico, nos preparadores físicos e na motivação de Renato. Cabe-nos, agora, cuidar dele, não sobrecarregá-lo, utilizá-lo no momento certo e na melhor forma, para que possa jogar com muita confiança para apresentar o melhor futebol», explicou o treinador.
Schmidt tinha, antes, partilhado que «a primeira semana [de Renato] foi impressionante» e até reconheceu que não esperava que o internacional português estivesse já a um nível tão elevado. «Tenho que dizer que as minhas [primeiras] impressões são muito boas. Gosto da atitude dele, está a trabalhar muito nos treinos, claro que agora a nossa primeira tarefa é integrá-lo. Mas, em termos futebolísticos e físicos, foi top», contou.
Renato Sanches preparou-se durante as férias para se apresentar nas melhores condições físicas e foi por isso que pôde dar em campo a resposta que deixou Schmidt bem impressionado. Mas as circunstâncias de ter trabalhado à parte do plantel do PSG e também de se ter treinado em Portugal sem o acompanhamento completo que recebe em qualquer clube levam-no a estar atrasado, em termos físicos, em relação aos companheiros. E, por outro lado, como sublinhou Schmidt, o Benfica não quer correr riscos.
Renato Sanches está, como tal, na pré-época dele, com plano físico específico, que implica, entre outras coisas, fortalecimento muscular e acompanhamento nutricional. Mas não deixa de integrar a sessão de treino e os exercícios com os restantes companheiros, como as imagens partilhadas pelo Benfica também têm mostrado. O plano passa pela utilização gradual, alguns minutos por jogo. E não será de excluir a possibilidade de estar em campo já com o Casa Pia.
O médio está, pois, a chegar à competição. O desejo dele foi sempre regressar ao Benfica, clube no qual se formou e no qual encontra um contexto de especial carinho, para lá de todas as ferramentas, favoráveis para relançar a carreira. Renato Sanches está motivadíssimo para começar a justificar esta aposta do Benfica. Sócios e adeptos já não terão de esperar muito mais por ele.