Quem é Diogo Pinto, a nova sombra de Israel no Sporting?
Diogo Pinto vai estar no banco de suplentes diante do Farense (SPORTING CP)

Quem é Diogo Pinto, a nova sombra de Israel no Sporting?

NACIONAL02.03.202420:01

Com a lesão de Adán houve alterações na hierarquia de guarda-redes; jovem que chegou aos leões em 2017 e que esta época se afirmou na equipa B é um nome a seguir durante as próximas semanas

Azar de uns, sorte de outros. A lesão de Adán, num momento em que se aproximam muitas decisões, causou alarme e provocou uma ‘revolução’ na hierarquia de guarda-redes (pelo menos…) nos próximos jogos. Que pouco ou nada está ligada aquela que era a ideia inicial da temporada. Sem o espanhol, o palco mediático está entregue a Franco Israel, internacional uruguaio de 23 anos, apenas com 18 jogos nas últimas duas temporadas, que diante do Farense irá fazer a sua estreia na Liga versão 2023/2024. Até aqui tudo bem…

Interessa saber, porém, quem será a nova sombra do uruguaio. Aquele que estará apontado à baliza dos leões, caso possa surgir algum infortúnio (por castigo ou lesão) de Franco Israel. E se no início da temporada esse nome seria Diego Calai, uma grande esperança da Academia de Alcochete, tudo mudou com a saída deste no último mercado de janeiro para ganhar rodagem e ritmo competitivo no Feirense da Liga 2. Entre o lote de opções, nomeadamente nas camadas jovens, dois nomes estavam na linha da frente: Diogo Pinto (19 anos) e Francisco Silva (18). Os titulares da equipa B e dos sub-23, respetivamente.

O Diogo Pinto tem mais traquejo para ir para o banco, mas isso depois passa pelo Vital

O treinador do Sporting, Rúben Amorim. SPORTING CP

Rúben Amorim desvendou a escolha. «O Diogo Pinto tem mais traquejo para ir para o banco, mas isso depois passa pelo Vital», confidenciou o técnico.

E, a partir de agora, tudo mudará na vida de Diogo Pinto. O jovem que despontou no Felgueiras, clube da terra, onde começou a jogar com oito anos. Chegou a Alcochete apenas em 2017 para a equipa sub-14. Desde então foi sempre a crescer. Na época seguinte foi campeão nacional sub-15 e passou a ser um dos nomes assíduos nas seleções nacionais, sub-15, sub-16 e sub-18.

Diogo Pinto tem sido a aposta na equipa B na Liga 3

Nas últimas quatro temporadas evoluiu entre os sub-17 e sub-23 dos leões, estreando-se em novembro de 2021 na Liga Revelação. Com contrato profissional desde outubro de 2020, o guarda-redes integra desde o ano passado a equipa B, às ordens de Filipe Çelikkaya.

«Renovar é um sinal de confiança por parte do clube, bem como um sentimento de muita responsabilidade da minha parte. O Sporting CP está satisfeito comigo, e eu quero continuar aqui durante muitos mais anos e a responder da melhor maneira», disse na altura da renovação em 2020.

Diogo Pinto já foi chamado em várias ocasiões aos trabalhos da equipa principal

Uma renovação sempre encarada como prioritária na formação dos leões, até porque, nessa altura, antes de completar os 16 anos, Diogo Pinto esteve muito perto de se mudar para Inglaterra, nomeadamente para o Manchester City, clube que acompanhou de perto a sua evolução nas seleções nacionais. Com um porte atlético impressionante, com mais de 1,93 metros, Diogo Pinto tem como grande qualidade a presença, liderança e excelente agilidade entre os postes.

Após muitas presenças nos trabalhos da equipa principal esta temporada, abre-se, agora, uma porta. Ainda na sombra de Franco Israel, mas que exige preparação caso possa surgir algum imprevisto. Um nome a reter nas próximas semanas…