Sub-21 Portugal passeia frente à Bielorrússia
Seleção Nacional de sub-21 deu sequência à boa entrada no apuramento para o Euro-2025 e, depois do triunfo sobre Andorra (3-0), goleou a congénere bielorrussa por 5-0, em Armavir, na Arménia
A primeira parte foi, exceção feita a um curto período em que os bielorrussos assustaram Samuel Soares por duas vezes, de total domínio português. Foi com tremenda facilidade que a qualidade dos jogadores lusos sobressaiu e ficou expressa nos golos de Fábio Silva (9’ e 34’, este numa grande penalidade que o próprio sofreu), Henrique Araújo (26’) e João Marques (44’), médio que tem estado em destaque no Estoril e se estreou com golo e excelente exibição nos sub-21.
Na segunda parte, com a obrigação cumprida, Rui Jorge quis ver novas caras – lançou Tiago Tomás, Mateus Fernandes, Rodrigo Gomes, Dário Essugo e Carlos Borges – e Portugal baixou o ritmo, poupando energias para as próximas batalhas. A mão cheia de golos apareceu aos 89’, por intermédio de Rodrigo Gomes, extremo do SC Braga que está emprestado ao Estoril.
A equipa de Rui Jorge volta à ação a 13 de outubro, com a receção a esta mesma Bielorrússia. Quatro dias depois seguir-se-á novo jogo em casa, diante da Grécia.
O FILME DO JOGO
90+1' - Acaba a partida, vitória fácil e sem contestação para Portugal
89' GOLO DE PORTUGAL, 5-0! Carlos Borges acelerou pela esquerda, cruzou para Tiago Tomás, que, com nota artística, rematou de calcanhar para defesa de Kosakevich. Estava lá Rodrigo Gomes, oportuno, a empurrar para a baliza deserta.
86' - O jogo vai-se arrastando sem grande história até final. Algumas aproximações portuguesas à baliza da Bielorrússia mas sem o necessário acerto no último passe.
78' - Bom cruzamento de Mateus Fernandes, cabeceamento de Tomás Araújo ligeiramente ao lado.
74' - Carlos Borges, avançado do Ajax, rende Pedro Santos. Portugal passa para um 4x3x3, com Carlos Borges e Rodrigo Gomes nas alas e Tiago Tomás ao centro.
68' - Bom remate de Mateus Fernandes para defesa segura de Kosakevich.
61' - Mateus Fernandes substitui João Marques. Excelente estreia do médio estorilista pelos sub-21.
56' - Primeiro grande sinal de perigo na segunda parte! Cruzamento bem tirado por Tiago Santos e Rodrigo Gomes cabeceia, ao segundo poste, para bela estirada do guarda-redes.
55' - Com a vitória garantida, Portugal baixou o ritmo nesta segunda parte. Vai trocando a bola no meio-campo ofensivo mas de forma não tão incisiva na procura da baliza adversária.
48' - Livre batido por Pedro Santos e Tomás Araújo cabeceia à barra.
47' - Cartão amarelo para Tiago Tomás.
46' - Na Bielorrússia, Shumanski deu o lugar a Karpitski e Zinovich foi rendido por Chernyak.
46' - Recomeça o jogo. Rui Jorge lança Tiago Tomás, Rodrigo Gomes e Dário Essugo para os lugares de Fábio Silva, Henrique Araújo e João Neves.
45' - Intervalo em Armavir.
44' - GOLO DE PORTUGAL, 4-0! Assistência primorosa de Fábio Silva, de calcanhar, para João Marques finalizar com categoria. Estreia de sonho para o médio do Estoril!
39' - Grande defesa de Kosakevich ao remate de Tiago Santos, de pé esquerdo, de fora da área. Portugal respira confiança e vai passeando na Arménia.
36' - Amarelo para Tiago Santos por simulação de penálti.
34' - GOLO DE PORTUGAL, 3-0! Na conversão do castigo máximo, Fábio Silva faz o terceiro. 9.º golo do avançado ao serviço dos sub-21.
33' - Grande penalidade para Portugal. Falta clara de Yakushevich sobre Fábio Silva dentro da área.
27' - Que massacre de Portugal agora. João Marques cabeceia após centro de Henrique Araújo, boa defesa do guardião da Bielorrússia a evitar o terceiro. Na sequência do canto, João Neves remata para nova intervenção de Kozakevich.
26' - GOLO DE PORTUGAL, 2-0! João Marques coloca a bola na área, Fábio Silva toca mas é Henrique Araújo que, na área domina e remata certeiro para o segundo de Portugal.
23' - João Marques serve Fábio Silva, o avançado flete para o meio mas o remate sai frouxo e fácil para Kozakevich,.
20' - Que grande remate de fora da área de João Marques. A 'bomba' do médio do Estoril passou a centímetros do poste direito...
Depois do golo sofrido, a Bielorrússia melhorou e já incomodou Portugal por duas vezes.
16' - Livre direto batido por Shumanski, Samuel Soares estira-se e defende.
13' - Mau atraso de Paulo Bernardo coloca Lozhkin na cara de Samuel Soares. Boa intervenção do guarda-redes português para canto.
11' - Grande defesa do guarda-redes bielorrusso a impedir o golaço de João Neves após cruzamento de Leonardo Buta.
9' - GOLO DE PORTUGAL, 1-0! Cruzamento com conta, peso e medida de João Neves e Fábio Silva, ao segundo poste, cabeceia para o fundo das redes. Está aberto o marcador...
8' - Boa investida de Tiago Santos pela direita, corta a defesa contrária para canto.
5' - Portugal com domínio total da posse de bola mas ainda sem conseguir criar perigo.
1' - Começa o jogo!
Tocam os hinos...
As equipas vão aquecendo no relvado.
Portugal fará apenas o segundo jogo, mas os bielorrussos já têm quatro disputados: empataram três (duas vezes com Andorra e outra com a Grécia) e perderam diante das Ilhas Feroé, por 2-3.
João Marques, médio do Estoril, estreia-se ao serviço dos sub-21.
Os onzes para o jogo:
PORTUGAL: Samuel Soares; Tiago Santos, Tomás Araújo, Renato Veiga e Leonardo Buta; João Neves, Paulo Bernardo, João Marques e Pedro Santos; Fábio Silva e Henrique Araújo (c)
Suplentes: Gonçalo Ribeiro, Eduardo Quaresma, Dário Essugo, Vasco Sousa, Carlos Borges, Mateus Fernandes, Tiago Tomás, Diego Moreira e Rodrigo Gomes
Bielorrússia: Kozakevich; Yakushevich, Baranok e Kasarab; Skibski, Zinovich, Lisakovic, Rylach (c) e Maskalaenchyk; Lozhkin e Shumanski
Suplentes: Lapoukhov, Kuznetsov, Chernyak, Barkovski, Rovdo, Dushevski, Karpitski, Ziankou e Martynov