Portimonense desperdiça dois penáltis e perde em Chaves (veja o resumo)

Liga Portimonense desperdiça dois penáltis e perde em Chaves (veja o resumo)

NACIONAL11.03.202317:33

O Chaves recebeu e venceu o Portimonense (2-0), numa partida referente à 24.ª jornada da Liga, realizada na tarde deste sábado, no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em Chaves.

O indiscutível triunfo flaviense esteve assente numa premissa básica do futebol, como é o caso da eficácia. Até porque, sublinhe-se, além dos dois golos marcados, os transmontanos beneficiaram ainda da inércia dos algarvios que desperdiçaram... dois penáltis.

O conjunto orientado por Vítor Campelos chegou à vantagem aos 31 minutos, quando Juninho suportou a pressão de Yony González e de Lucas Alves e rematou para o fundo das redes de Kosuke Nakamura. O guarda-redes do Portimonense, sublinhe-se, já tinha negado o golo a Benny, precisamente nesse lance, e também ao próprio Juninho (12') e a Euller (23').

Do lado algarvio, o único lance perigoso construído na primeira parte foi protagonizado por Diaby (40'), que, depois de aproveitar um mau passe de João Queirós no início da primeira fase de construção, rematou de longe e fez a bola passar muito perto do poste direito da baliza de Rodrigo Moura.

A etapa complementar iniciou-se, praticamente, com o primeiro penálti da tarde: aos 50 minutos, Manuel Mota havia apitado falta de João Queirós sobre Pedrão, à entrada da área, mas depois de alertado pelo VAR foi visionar as imagens e reverteu a decisão, apontando para a marca dos 11 metros. Chamado à cobrança do castigo máximo, Welinton Júnior atirou ao poste direito da baliza flaviense.

A formação orientada por Paulo Sérgio dispôs, depois, de mais uma bela situação para empatar, mas Rochez, depois de muito bem servido por Rui Gomes (70'), permitiu uma bela intervenção de Rodrigo Moura.

E como quem não marca, sofre, o Portimonense foi castigado com o segundo golo do Chaves: aos 73 minutos, e na sequência de uma transição rápida, Benny assistiu de forma perfeita Issah Abass que, na cara de Kosuke Nakamura, atirou para o 2-0.

Nota ainda para o facto de Rodrigo Moura, guarda-redes do Chaves, ter visto o segundo cartão amarelo aos 88 minutos - já tinha sido amoestado no lance da segunda grande penalidade a favorecer os algarvios -, o que acabou por redundar na estreia de Gonçalo Pinto, jovem de apenas 22 anos, na Liga.

Veja o resumo: