3 janeiro 2025, 18:37
Rodrigo Mora escapa a vermelho após entrada «negligente» (vídeo)
Árbitro Tiago Martins só mostrou o cartão amarelo ao jovem
O grande erro de Tiago Martins foi cometido a 3 de janeiro, quando, alertado pelo VAR, não exibiu vermelho a Rodrigo Mora
Tiago Martins regressou à Choupana para dirigir o tempo em falta do Nacional-FC Porto. O bracarense Luís Ferreira foi o VAR da partida. Importa recordar que no passado dia 3 de janeiro o jogo tinha sido interrompido aos 14'30", após paragem temporária anterior que durara 2'39".
O tempo a compensar no final da primeira parte teria que ser no mínimo aquele, mais o que se perdeu para analisar lance aos 2' (após recomendação do VAR). Assim foi. Este domingo, o recomeço da partida foi corretamente efetuado com lançamento de bola ao solo para um jogador da equipa madeirense, junto à linha lateral, perto da interceção desta com a linha de meio-campo.
Segue análise técnica aos lances mais relevantes de um encontro que terminou nove dias depois do apito inicial:
2' O VAR esteve bem ao chamar o colega para rever a entrada de Rodrigo Mora sobre Djibril. A infração do jogador do FC Porto - por trás, com a sola da bota/pitons em zona desprotegida da perna do adversário -, colocou em risco a integridade física daquele. A bola, mais à frente, não estava jogável. O cartão vermelho seria a melhor opção. Tiago Martins equivocou-se ao entender que houve apenas negligência.
3 janeiro 2025, 18:37
Árbitro Tiago Martins só mostrou o cartão amarelo ao jovem
17' Golo inaugural para a equipa madeirense sem infração em momento anterior de Isaac sobre Vasco Sousa. O jogador do FC Porto foi ao contacto para tentar disputar o lance, com o avançado brasileiro a proteger com o corpo (mas de forma legal) a sua posse de bola.
25' Toque com algum risco de Matheus Dias no pé de Samu, que no entanto não o derrubou nem o impediu de prosseguir lance na área adversária. A ausência de causa/efeito óbvio nestas situações pressupõe não punir um contacto físico como faltoso. Bem o árbitro ao nada assinalar.
35' Pontapé de canto da esquerda favorável ao FC Porto intercetado pelo braço esquerdo de Isaac (estava encolhido e em posição defensiva). O jogador brasileiro não cometeu infração na sua área.
44' Zé Vítor marcou o segundo do Nacional na sequência de pontapé de canto da direita. Galeno, a marcar em cima Matheus Dias (ambos com braços um no outro) caiu para o relvado sem sofrer qualquer falta do adversário. Golo bem validado pela equipa de arbitragem.
45+6' Gustavo Garcia impediu Galeno de efetuar lançamento lateral (saltou à sua frente e empurrou-o), incorrendo em comportamento antidesportivo. Foi advertido com justiça. O treinador do FC Porto terá protestado e viu igualmente o amarelo.
55' Djibril entrou de forma muito negligente sobre Galeno, com infração em "tesoura" a roçar a expulsão. Amarelo bem mostrado, mas no limite máximo. Eustáquio protestou e foi advertido.
57' Matheus Dias acompanhou Samu, encostando o corpo ao adversário. O espanhol caiu na área madeirense, na sequência de contacto aceitável para a circunstâncias. Esteve bem o árbitro lisboeta.
71' Entrada fora de tempo e negligente de Nehuén Pérez sobre Bruno Costa devia ter sido punida com cartão amarelo. O árbitro aplicou bem a vantagem, não atuando depois.
78' Otávio atingiu João Aurélio em infração negligente (perna no peito/cintura). Tiago Martins exibiu-lhe corretamente o amarelo.
82' Amarelo exibido a Fábio Vieira após infração sobre João Aurélio. Se foi apenas pela infração em si, pareceu excessivo.
83' Nehuén Pérez saltou com tudo, em abordagem de risco, que no entanto não tocou em Zé Vítor (porque este saltou). Viu o amarelo, tal como depois Gonçalo Borges (por protestos).
87' Gul, na sua área, tocou nas costas de Ulisses que caiu não pelo contacto, mas na sequência de salto para tentar o cabeceamento. Não houve motivo para penálti.
88' Amarelo bem mostrado a José Gomes por entrada claramente negligente sobre João Mário.