Portimonense: Carlinhos volta a ter papel decisivo
Médio brasileiro de 29 anos volta a ser influente no futebol da equipa, igualando em apenas sete jogos, os números obtidos em 2021/2022, na sua primeira época no Portimonense.
Depois de uma época praticamente inteira a recuperar de uma cirurgia para debelar uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, contraída na 33º jornada de 2021/2022 no jogo com o Sporting, Carlinhos assume novamente o papel de patrão do meio-campo do Portimonense e foi decisivo na primeira vitória dos algarvios no campeonato, alcançada no domingo em Guimarães.
Com os dois golos que apontou na cidade berço, em sete jogos oficiais o médio brasileiro de 29 anos já igualou o número de remate certeiros que conseguiu em 37 partidas, dessa primeira grande temporada que efetuou em Portimão. Em assistências contabiliza uma [para Hélio Varela, no empate em Arouca], contra três feitas em 2021/2022.
A época de 2022/2023 foi de recuperação da lesão no joelho esquerdo contraída a 7 de maio de 2022, com o regresso à competição a dar-se quase um ano depois, a 2 abril de 2023, frente ao FC Porto, na 26ª jornada, ainda atempo de participar em nove jogos.
Nesta temporada é o único totalista na equipa orientada por Paulo Sérgio, somando a totalidade dos minutos [630] nos sete jogos oficiais que o Portimonense já disputou. E, olhando para os números, o minuto 81 é sinónimo de felicidade para o brasileiro, nomeadamente quando tem a responsabilidade de tentar converter uma grande penalidade: foi assim com o Estrela da Amadora, na vitória [3-1] dos algarvios na 1ª fase da Taça da Liga, e agora em Guimarães, para o campeonato, bisando depois aos 90+6 com uma grande finalização, depois de excelente trabalho individual.
«Estou feliz pelos golos, mas o mais importante foi a vitória. Na primeira parte não jogámos bem e depois estivemos melhores e terminámos por cima.», referiu Carlinhos sobre a sua prestação em Guimarães, tendo sido eleito como o melhor em campo para A Bola.