20 abril 2024, 15:08
Evangelista e a continuidade: «Ainda agora cheguei!»
Treinador do Famalicão antevê partida diante do Portimonense
Minhotos estão a salvo da descida, mas querem olhar para cima; algarvios lutam desesperadamente para sair da zona de play-off
Oito pontos separam o Minho do Algarve e a tranquilidade da aflição. Famalicão e Portimonense entram em campo, este domingo (15h30), com estados de espírito completamente diferentes.
Os famalicenses deram um salto na tabela desde a chegada de Armando Evangelista e chegaram aos tão ambicionados 35 pontos, que valem a manutenção na I Liga. Contudo, já começam a olhar para cima e a ver um Moreirense em queda, podendo chegar ainda a mais acima na tabela. Em caso de vitória, o Famalicão fica a cinco pontos dos cónegos e a seis do Arouca.
No meio da confusão para evitar a descida está o Portimonense. Depois de andar muito tempo a meio da tabela, a equipa de Paulo Sérgio foi caindo até ao antepenúltimo lugar, que não dá a descida direta, mas dá direito a um play-off com o 3.º classificado da Liga 2. E, historicamente, essa eliminatória tem sido desfavorável às equipas do principal escalão do futebol nacional, pelo que todos querem evitar. A equipa de Portimão está a dois pontos de Estrela – empatou este sábado no Bessa - e Estoril, que joga à mesma hora em Chaves.
A chegada de Armando Evangelista a Famalicão trouxe vitórias em dois dérbis do Minho, com Gil Vicente e Vizela, e um empate no Dragão. Contudo, no acerto das contas do campeonato, os famalicenses perderam em casa com o Sporting, num jogo em que venderam cara a derrota.
Retomar o caminho dos triunfos e fixar a equipa na primeira metade da tabela é o único objetivo do Famalicão. Os famalicenses estão quase na máxima força, a única dúvida é a utilização, ou não, de Mihaj, devido ao 5.º amarelo levado contra o FC Porto.
A história joga contra o Famalicão, que só ganhou um dos últimos 13 confrontos com o emblema de Portimão. Na primeira volta registou-se um empate a uma bola.
Sistema: 4x2x3x1
Onze provável (4x2x3x1): Luiz Júnior; Nathan, Riccieli, Justin e Francisco Moura; Zaydou e Topic; Puma Rodriguez, Gustavo Sá e Chiquinho; Jhonder Cadiz.
Castigado: nada a assinalar
Lesionados: nada a assinalar
Aos 28 anos, Jhonder Cadiz está a viver uma das melhores épocas da carreira. O avançado venezuelano é a referência do ataque famalicense e já leva 14 golos marcados na temporada, aparecendo como o 5.º goleador do campeonato.
Forte nos duelos e no jogo aéreo, tem resolvido muitos jogos a favor do Famalicão. Marcou quatro golos nos últimos quatros jogos, dois deles no Dragão. É a referência do ataque dos minhotos e a principal arma para fazer golos ao Portimonense.
20 abril 2024, 15:08
Treinador do Famalicão antevê partida diante do Portimonense
Já não perde há dois jogos, mas não é menos verdade que o Portimonense só venceu um dos últimos dez encontros, tendo averbado seis derrotas e três empates. Paulo Sérgio tenta reinventar a equipa para conseguir o que tem conseguido nas últimas cinco temporadas: manter a formação algarvia na I Liga. Só uma vitória em Famalicão pode tirar a equipa do lugar de play-off de descida em que se encontra. Zinho, Luan Campos e Jasper estão lesionados e são baixas e Relvas continua em dúvida para o encontro.
Sistema: 4x2x3x1
Onze provável: Nakamura; Igor Formiga, Pedrão, Alemão e Gonçalo Costa; Fukui e Lucas Ventura; Berto, Carlinhos e Hélio Varela; Tamble.
Lesionados: Zinho, Luan Campos e Jasper. Relvas (em dúvida)
Na terceira época ao serviço do Portimonense, Carlinhos continua a ser uma das principais figuras da equipa. O brasileiro de 29 anos tem sido fundamental na equipa de Paulo Sérgio e já leva 2.410 minutos de utilização, distribuídos por 27 jogos. O avançado, que costuma jogar atrás do ponta de lança, é o melhor marcador da equipa, com sete tiros certeiros, e é, também, um dos que mais assiste – conta já com cinco assistências. Frente ao Famalicão deverá voltar a jogar de início nas costas de Tamble.
20 abril 2024, 19:04
A causa foi o segundo golo do Casa Pia, que deixou o grupo «irritado»; reação boa para dar continuidade aos bons resultados.