Sporting: os números da euforia do leão
União não falta no plantel leonino (GrafisLab)

Sporting: os números da euforia do leão

NACIONAL18.04.202408:30

Nunca uma equipa desperdiçou uma vantagem de sete pontos a cinco jornadas do fim; alguns máximos atingidos e outros (bem) possíveis

A vitória em Famalicão colocou o leão com sete pontos de vantagem em relação ao eterno rival Benfica e destapou, ainda mais, a onda de euforia leonina, com os adeptos a saudarem a equipa com fogo de artifício, potes e fumos na chegada a Lisboa, já a madrugada ia alta.

14

O número de triunfos em casa em outros tantos jogos do campeonato. Faltam três jogos no Estádio José Alvalade até final da Liga (V. Guimarães, Portimonense e Chaves) e caso vença estes encontros é certo que conseguirá atingir o seu 20.º campeonato nacional

No pressuposto de que o arquirrival não perde mais pontos, ainda faltam três vitórias para o leão carimbar o seu 20.º título nacional, mas há razões suportadas na história e em números para a onda instalada em Alvalade.

40

O máximo de triunfos que o Sporting obteve na sua história em todas as provas, registo alcançado em 2017/2018, com Jorge Jesus no comando técnico. De momento, tem 36, quando lhe faltam jogar seis encontros, pelo que este número pode igualmente ser batido

Contas feitas, a cinco jornadas do final da Liga nunca uma equipa desperdiçou uma vantagem de sete pontos. O Benfica deteve um avanço semelhante na temporada 2019/2020 e atirou-o borda fora mas quando aconteceu esta distância pontual faltavam 15 rondas para o final da Liga.

O Sporting tem, de momento, 77 pontos e mesmo convertendo as vitórias para três pontos, nunca teve tantos à passagem da 29.ª jornada. Com ainda 15 por disputar, se adicionar todos estes, baterá o máximo de pontos numa edição da Liga (91), obtido pelo FC Porto em 2021/2022. Além disso, baterá também o seu melhor registo, que remonta a 86 em 2015/2016, quando o leão de Jorge Jesus não foi além do segundo lugar, batido pelo Benfica de Rui Vitória, com 88.

E como muitos destes pontos resultaram de vitórias, diga-se que o máximo do Sporting numa época é de 40, em 2017/2018, ainda com Jesus no comando e como faltam seis encontros e de momento tem 36, também esta marca pode ficar para trás, bem como o máximo de triunfos na Liga, pois dispõe de 25 e o máximo é de 27, na já referida época de 2015/2016, que está à mão de semear, bastando-lhe para tal vencer os três jogos que lhe faltam em casa — V. Guimarães, Portimonense e Chaves —, mantendo o registo 100 por cento triunfal no Estádio José Alvalade, algo que lhe dará matematicamente o campeonato.

92

Estes são os pontos que o Sporting pode atingir caso vença os cinco encontros que lhe faltam até final do campeonato. Se assim for baterá o máximo de pontuação num campeonato a 34 jornadas, obtido pelo FC Porto, liderado por Sérgio Conceição, em 2021/2022.

Os triunfos leoninos têm sido feitos de pontaria afinada e em Famalicão ficou para trás o registo de 17 encontros a marcar dois ou mais golos, mas manteve-se pelo 37.º encontro consecutivo com, pelo menos, um remate certeiro em jogos da Liga. E, no total de todas as provas oficiais, são 128 contabilizando as provas de caráter nacional e internacional (Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça Cândido de Oliveira, Taça/Liga dos Campeões, Taça das Taças, Taça UEFA/Liga Europa e o extinto Campeonato de Portugal). E, com estes vetores, nunca o leão tinha marcado tanto…

Razões para acreditar? São muitas... falta só o carimbo final, que até pode chegar mais cedo do que o esperado.

7

Os pontos de vantagem dos leões para o segundo classificado, num avanço nunca desperdiçado por qualquer equipa a cinco jornadas do final. O Benfica já mandou fora uma dianteira semelhante, em 2019/2020 mas então faltavam-lhe 15 jogos por disputar