Portimonense: ainda faltam 12 golos, Ronie Carrillo! (ou talvez apenas 1…)
Na apresentação como reforço do Portimonense, o avançado equatoriano indicou o objetivo pessoal de marcar 15 golos, meta que define para cada época; o clube algarvio já marcou três, a que junta 11 apontados entre fevereiro e junho, no El Nacional, do seu país.
A 14 de julho, quando foi apresentado como reforço do Portimonense, Ronie Carrillo, ponta de lança «de 27 anos que estava no El Nacional, afirmou, com convicção: «O meu objetivo mínimo são sempre 15 golos por época.» Decorridos cerca de dois meses e meio dessa afirmação, a fasquia ainda está (muito) distante, mas o equatoriano vai dando passos (golos), embora curtos, nesse caminho. Em Vizela juntou mais um para a coleção. Já vai em três golos em sete jogos: marcou ao Estrela da Amadora, na 1.ª fase da Taça da Liga, e ao Boavista, na 2.ª jornada do campeonato.
Mas, se olharmos para os tiros certeiros do equatoriano em 2023, esse objetivo pessoal está apenas a… um golo, porque entre 9 de fevereiro e 17 de junho, no El Nacional, apontou onze golos e, se lhes juntarmos os três faturados na liga portuguesa, já são 14 neste ano. Na verdade, a meta que o equatoriano impõe a si próprio, só por duas vezes foi alcançada: em 2016, quando apontou 33 golos em 36 jogos pelo América de Quito e, em 2022, festejou 18 vezes em 36 jogos, pelo El Nacional.