Norberto Alves falou sobre algumas das dificuldades pelas quais o Benfica passou durante o encontro na Póvoa de Varzim, mas que ainda assim deu para parantir a invencibilidade decorridas nove jornadas. Já o treinador do Póvoa José Ricardo Rodrigues preferiu salientar a recuperação dos donos da casa quando tudo parecia resolvido e lembrou que é um grupo em crescimento.
Apesar da vitória face ao Póvoa por 75-79 (22-21, 15-13, 11-23, 27-22) que mantém a equipa invicta à 9.ª jornada da Liga Betclic, Norberto Alves reconheceu das dificuldade pelas quais os tricampeões passaram em dois momentos do encontro e falou sobre elas na transmissão da RTP.
«O Póvoa é uma excelente equipa, muito bem treinada. Penso que na 1.ª parte não fomos eficazes a lançar de fora em muitos dos lançamentos abertos e podíamos ter ido para o intervalo a liderar e com algum conforto», começou por referir.
«Depois, não soubemos fechar o jogo quando chegámos a ter uma boa distância. Na parte final voltámos a sofrer um pouco com uma outra situação. Temos uma equipa mais madura e não pode cometer um ou outro erro que os deixou aproximar no marcador».
«Mas penso que merecemos ganhar o jogo. Acho que no geral fomos melhores do que eles, mas o Póvoa está de parabéns, fez um grande jogo. É realmente bom jogarmos em pavilhões com muita gente, a apoiar a equipa local», completou Norberto.
Já lá vão nove jornadas na Liga Betclic e as águias continuam sem perder para o campeonato. Uma série que, na realidade, já vem da temporada passada, ou seja, desde janeiro de 2024. São 26(!) triunfos consecutivos.
Por seu lado, José Ricardo Rodrigues também aproveitou o momento para felicitar o adversário. «Em primeiro lugar, dar os parabéns ao nosso adversário, que soube ser melhor em momentos, de certeza muito difíceis para eles. Depois de terem conseguido aquela vantagem de 14 pontos, na 2.ª parte, acho que todos no pavilhão pensaram que o encontro estava terminado. Mas no Desportivo da Póvoa nunca termina. É sempre até ao fim».
«Conseguimos pôr a diferença a uma posse de bola, conseguimos lutar muito, e é esse o nosso papel. Fazer acreditar os jogadores que é possível crescer. As equipas da primeira jornada não podem ser iguais às da última e este tem sido o nosso ADN. A equipa do Póvoa vai evoluindo ao longo do ano, criando grandes expectativas internas e externas e penso que estamos na mesma onda», foi referindo.
Num 4.º período memorável em que conseguiram anular a desvantagem de 19 que se verificava à entrada do último quarto, os leões asseguraram o 3.º lugar na classificação atrás do ainda invicto Benfica e FC Porto.
«A equipa está a crescer, a criar rotinas, porque há muita gente nova, e hoje demonstramos isso. Se não cometermos alguns erros e apagões, podemos ser ainda mais fortes. Mas é a crise de crescimento, vamos precisar de algum tempo», comentou José Ricardo, adiantado também que a lesão no joelho esquerdo de Nathan Johnson «pareceu-me uma luxação da rótula. Não consigo dizer para já. A informação que me deram é que foi tudo colocado no sítio, mas agora é preciso exames complementares para perceber a dimensão da lesão.»
Treinador-adjunto do Sporting aponta os erros cometidos pela equipa que ajudaram a levar à diferença de 19 pontos face ao V. Guimarães, mas enalteve também esforço e unidade do grupo na recuperação e lembra o embate que se segue, contra o Benfica logo a seguir ao Natal.