Porque é que os jogadores do Sturm Graz usaram faixa negra no peito? É mais complicado do que parece

Porque é que os jogadores do Sturm Graz usaram faixa negra no peito? É mais complicado do que parece

Publicidade a álcool é proibida em França, patrocinador complicou ainda mais as coisas

Quarta-feira à noite saltou bem à vista que os jogadores do Sturm Graz, da Áustria, entraram em campo frente ao Lille, para a Liga dos Campeões, com grossos pedaços de fita adesiva negra no centro da camisola, no lugar onde habitualmente figura o patrocinador. O que aconteceu?

Tratou-se, primeiro, de uma consequência da chamada lei Évin, que proíbe a publicidade de marcas de bebidas alcoólicas na televisão em França, mas há mais. O principal patrocinador do clube é uma empresa de bebidas alcoólicas, sendo que a marca de cerveja Puntigamer aparece mesmo no nome completo do clube, SK Puntigamer Sturm Graz.

O problema já se tinha colocado quando os austríacos se deslocaram a Brest, em setembro, tendo substituído a palavra 'Puntigamer' por 'Samma Sturm', em alusão à letra de uma canção tradicionalmente cantada pelos adeptos do clube.

Camisola que o Sturm Graz usou em setembro frente ao Brest (Imago)

Mas então porquê agora fazer diferente? O Sturm Graz ia dar visibilidade à instituição austríaca de solidariedade social SOS Kinderdorf, mas a cervejeira Puntigamer vetou, por novas implicações que daí pudessem decorrer, embora também se diga que a empresa não quis ceder o espaço publicitário.

Em comunicado, a Union Brau, a que pertence a marca, explicou que tinha a responsabilidade de não associar a sua imagem a crianças. «Como produtores de bebidas alcoólicas, assumimos a nossa responsabilidade social e estamos empenhados no consumo responsável de álcool. Por esta razão, todas as atividades relacionadas com crianças são rejeitadas sem exceção», lê-se.

A verdade é que a instituição ficou sem visibilidade…